sábado, 16 de dezembro de 2023

Bela reflexão:

Aplainar o caminho para Jesus

José Antonio Pagola

“Entre vós há alguém que não conheceis”. Estas palavras foram pronunciadas pelo Batista referindo-se a Jesus que já se encontra entre aqueles que se aproximam do Jordão para serem batizados, embora ainda não se tenha manifestado. Toda preocupação do Batista é “aplainar o caminho” para que aquela gente possa crer em Jesus. É assim que as primeiras gerações cristãs apresentam a figura do Batista.

Mas as palavras dele foram redigidas de tal forma que, lidas por nós que nos dizemos cristãos, não deixam de provocar perguntas inquietantes. Jesus está no meio de nós, mas será que o conhecemos de verdade? Comungamos com Ele e o seguimos de perto?

É verdade que na Igreja estamos sempre falando de Jesus. Teoricamente, não há nada mais importante para nós. Mas depois pode-se ver que estamos girando tanto sobre nossas ideias, projetos e atividades que muitas vezes Jesus fica em segundo plano. Somos nós mesmos que, sem dar-nos conta, o “ocultamos” com nosso protagonismo.

Talvez a maior desgraça do cristianismo seja o fato de que existem tantos homens e mulheres que se dizem “cristãos”, mas não dão lugar a Jesus em seu coração. Não o conhecem, nem vibram com Ele, não são atraídos nem seduzidos por Ele. Para eles, Jesus é uma figura inerte e apagada. Está mudo. Não lhes diz nada especial que dê animo à sua vida. Sua existência não traz a marca de Jesus.

Esta Igreja precisa urgentemente de “testemunhas” de Jesus, crentes que se pareçam mais com Ele, cristãos que, com sua maneira de ser e de viver, facilitem o caminho para crer em Cristo. Necessitamos de testemunhas que falem de Deus como Ele falava, que comuniquem sua mensagem de compaixão como Ele o fazia, que transmitam confiança no Pai como Ele.

De que servem nossas catequeses e pregações, se não levam a conhecer, amar e seguir com mais fé e mais alegria a Jesus Cristo? O que resta de nossas Eucaristias, se não ajudam a comungar de maneira mais viva com Jesus, com seu projeto e com sua entrega crucificada a todos? Na Igreja ninguém é “a luz”, mas todos podemos irradiá-la com nossa vida. Ninguém é “a Palavra de Deus”, mas todos podemos ser uma voz que convida e anima a centrar o cristianismo em Jesus Cristo.

_______________________________________________________________________________

JOSÉ ANTONIO PAGOLA cursou Teologia e Ciências Bíblicas na Pontifícia Universidade Gregoriana, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém. É autor de diversas obras de teologia, pastoral e cristologia. Atualmente é diretor do Instituto de Teologia e Pastoral de São Sebastião. Este comentário é do livro “O Caminho Aberto por Jesus”, da Editora Vozes.

____________________________________________________________________________________
                                                       Fonte: franciscanos.org.br        Banner: Frei Fábio M. Vasconcelos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário