segunda-feira, 6 de março de 2023

Vale a pena este artigo:

MINHAS MUITAS FONTES DE CONHECIMENTO !

||||||||||. Pe Zezinho scj ||||||||||||||||||||

__________________________

Informação e apologética

————————————————-

Quando amigos me perguntam que livros eu consulto para escrever nas minhas páginas, eu cito de 20 a 30 fontes. Alguns são livros volumosos, outros medeiam entre 250 a 400 páginas. Minha comunicação de Catequese depende dessas leituras!

1- Bíblia (cinco versões)

2- Comentários exegéticos da Bíblia (cinco editoras)

3- Dicionários Bíblicos (três deles)

4- Compêndio de Teologia Católica

5- Compêndio de Teologia Cristã

6- Dicionário de Psicologia

7- Dicionário de Psiquiatria

8- História Universal (seis fontes)

9- Compêndio de Sociologia

10- CVII (Concílio Vaticano II)

11- Celam (Conferências Episcopais Católicas do Nosso Continente

12- CIC (Catecismo da Igreja Católica)

13- DSI (Doutrina Social da Igreja)

14-Dicionário de Filosofia

15- Dicionário de Patrologia

16- História da Igreja Católica

17- História das Igrejas Evangélicas

18- História do Pentecostalismo

19- História dos Hebreus e do Judaísmo

20- História do Ateísmo

21- História do Islamismo

22- História da Comunicação

23- História dos Papas

24- História dos Interpretes da Fé

25- História das Guerras

26- História do Século XX

27- História da Riqueza e da Pobreza no Mundo

28- Histórias das Democracias e das Ditaduras.

29- Regimes e Governos,

30- História do Capitalismo e do Comunismo

Na minha estante principal tenho cerca de 400 livrinhos ou livrões. Na estante lateral de consulta imediata postei 40 livros. E tenho acesso à biblioteca da nossa Faculdade com número imenso de livros que nunca contei para saber quantos são!

*******

Respondendo, certa vez, a um católico cáustico e super crítico (, - e eles existem )- que perguntou se , com tantos livros numa biblioteca católica, não bastaria aos padres ‘simplesmente ler e praticar a Bíblia’ , eu disse :

- Para você bastou só sua Bíblia. Para mim, não! Eu ainda preciso consultar o que outros estudiosos escreveram. Há muitos conhecimentos que não estão na Bíblia, porque a Bíblia não é o único livro que um crente deve ler. Deus espalhou sabedoria e ciência por todos os cantos.

- [ ] A Bíblia é meu livro-chave , mas todos os livros que li e leio e lerei complementam o que preciso estudar para subir ao púlpito ou escrever o que escrevo todos os dias…

O sujeito pediu desculpas e disse que só estava brincando. Ele fazia blague, mas sabia que há milhares de padres que continuam lendo estudando a vida toda. Faz parte da missão de um sacerdote!

E acentuei apologeticamente:

- Você, por exemplo, estudou numa universidade católica, dirigida por padres jesuítas. Onde você acha que eles adquiriram cultura deles? Lendo apenas um livro? …

.............................................................................................................................................................
                                                                                        Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Nenhum comentário:

Postar um comentário