sexta-feira, 24 de julho de 2020

17º Domingo do tempo Comum:

Leituras e reflexão
...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................
1ª Leitura: 1Rs 3,5.7-12
Leitura do Primeiro Livro dos Reis:
Naqueles dias, em Gabaon, o Senhor apareceu a Salomão, em sonho, durante a noite, e lhe disse: “Pede o que desejas, e eu te darei”.
E Salomão disse: “Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar. Além disso, teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso que não se pode contar ou calcular. Dá, pois, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?”
Esta oração de Salomão agradou ao Senhor. E Deus disse a Salomão: “Já que pediste esses dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti nem haverá depois de ti”.
...........................................................................................................................................................................
 Salmo: 118
Como eu amo, Senhor, a vossa lei, vossa palavra!
Como eu amo, Senhor, a vossa lei, vossa palavra!
- É esta a parte que escolhi por minha herança:/ observar vossas palavras, ó Senhor!/ A lei de vossa boca, para mim,/ vale mais do que milhões em ouro e prata.
- Vosso amor seja um consolo para mim,/ conforme a vosso servo prometestes. Venha a mim o vosso amor e viverei,/ porque tenho em vossa lei o meu prazer!
- Por isso amo os mandamentos que nos destes,/ mais que o ouro, muito mais que o ouro fino!/ Por isso eu sigo bem direito as vossas leis,/ detesto todos os caminhos da mentira.
- Maravilhosos são os vossos testemunhos,/ eis por que meu coração os observa!/ Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina,/ ela dá sabedoria aos pequeninos.
...........................................................................................................................................................................
2ª Leitura: Rm 8,28-30
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Irmãos: Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes a imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos.
E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou. 
...........................................................................................................................................................................
Evangelho:  Mt 13,44-52
Leitura do Evangelho de São Mateus:
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola. O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes.
Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.
Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo o mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.


.............................................................................................................................................................

Reflexão

Jesus é o mais valioso tesouro

Reino dos Céus, pois este traz alegria e sentido único para nossa vida (Rm 8,26)

A liturgia do 17º domingo do Tempo Comum convida-nos a refletir nas nossas prioridades, nos valores sobre os quais fundamentamos a nossa existência. Sugere, especialmente, que o cristão deve construir a sua vida sobre os valores propostos por Jesus.
As três leituras deste domingo aludem, de alguma maneira, ao Reino de Deus, o “Reino dos Céus” (Mt 13,44). O que é exatamente o “Reino de Deus”? Em São Lucas 18,30 Jesus diz: “Aquele que deixar tudo pelo Reino de Deus (...)”; em Marcos 10,29 Jesus diz: “Aquele que deixar tudo por mim e por causa do Evangelho (...)”. Comparando esses textos, podemos deduzir que o Reino de Deus se identifica com a pessoa de Jesus. Na verdade, Jesus é o centro e o conteúdo de seu próprio Evangelho, da doutrina que transmite e com a qual se identifica; ensina que ele é o caminho para Deus, o Pai; ele é a própria verdade e anuncia que Ele mesmo é a vida (Jo 6,14). A primeira leitura cf. 1Rs 3,5.7-12) apresenta-nos o exemplo de Salomão, rei de Israel. Ele é o protótipo do homem “sábio”, que consegue perceber e escolher o que é importante e que não se deixa seduzir e alienar por valores efêmeros.
Dom Eurico dos Santos Veloso 
No Evangelho (cf. Mt 13,44-52), recorrendo à linguagem das parábolas, Jesus recomenda aos seus seguidores que façam do Reino de Deus a sua prioridade fundamental. Todos os outros valores e interesses devem passar para segundo plano, face a esse “tesouro” supremo que é o Reino. O Reino de Deus é, portanto, o próprio Jesus Cristo. A pessoa que descobre esta verdade é como aquele homem da parábola de hoje, que vendeu tudo o que possuía para comprar o campo que continha um grande tesouro, ou semelhante àquela pessoa que procura pérolas e, encontrando uma de grande valor, vende tudo o que tem para adquiri-la (Mt 13,44-45). Infelizmente, há muitos cristãos que não conseguem ver sua fé como um tesouro, como uma pérola, não conseguem valorizar seu relacionamento com Jesus e com o próximo como um tesouro ou uma pérola, nem mesmo conseguem ver a sua religião ou sua vocação como o mais valioso tesouro, como uma valiosíssima pérola que alegra o coração de tal forma que vale a pena sacrificar muitas coisas supérfluas e muitos caprichos. Quem verdadeiramente descobre Jesus Cristo e o considera seu mais valioso tesouro, usufrui de tudo o que tem como uma dádiva de Deus, não coloca nenhum bem material como valor absoluto, mas vê que tudo neste mundo é relativo, tudo passa, tudo muda, só Deus permanece.
A segunda leitura (cf. Rm 8,28-30) convida-nos a seguir o caminho e a proposta de Jesus. Esse é o valor mais alto, que deve sobrepor-se a todos os outros valores e propostas.
“O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola” (Mateus 13, 45-46). Quem encontra o Cristo encontra o sentido para a sua vida! Quem se encontra com Jesus, quem O descobre, quem entra no tesouro precioso, que é o Coração de Jesus, encontra a sua razão de viver. Assim como os apóstolos um dia encontraram o Senhor e tudo deixaram por Ele, quando nós encontramos Jesus deixamos de confiar em outras coisas e deixamos de colocar o nosso coração em outros valores que não são os valores do Reino de Deus.
Permita que o Reino de Deus entre em você, permita ser invadido por esse Reino, por essa pérola preciosa para que ela realmente dê sentido, sabor e valor à sua vida. A alegria que toma conta de um coração que se despoja por Deus, a alegria que toma conta de um homem e de uma mulher que fazem de Jesus o seu tesouro é única, é uma alegria indescritível, que não merece comparação.
Se nos encontrarmos, muitas vezes, tristes, desanimados ou desapontados, temos de nos perguntar: “Encontramos, realmente, a razão da nossa vida? O tesouro que, um dia, descobrimos, está encoberto ou perdido? Onde nós colocamos a razão da nossa vida? Quem é a alegria maior da nossa vida? Quem é a razão de tudo o que vivemos e fazemos?”. Se você acha que ser feliz ou ter a alegria da vida é viver uma vida sem problemas, sem dificuldades e assim por diante, a maturidade nos chama a sair da vida de “ilusão”.
Podemos passar por todas as tribulações da vida, mas sem perder a alegria, sem perder o tesouro encontrado ou encontrando o tesouro, que é o Reino dos Céus, pois este traz alegria e sentido único para nossa vida, que é o Cristo Ressuscitado, vivo entre nós!
                                                    Dom Eurico dos Santos Veloso Arcebispo Emérito de Juiz de Fora
.......................................................................................................................................................
                          Fontecnbbleste2.org.br    Banner: cnbb.org.br    Ilustração: franciscanos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário