sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Vice-presidente da CNBB:

“Continuaremos a ser o que somos, uma voz crítica, um grupo
aberto ao diálogo, procurando aquilo que é melhor para todos”


O arcebispo de Salvador (BA) e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Murilo Krieger, comentou a intenção do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da entidade ao divulgar a nota por ocasião do segundo turno das Eleições 2018. Neste momento delicado, apontado até como “muito difícil”, os bispos procuraram “acender uma luz em meio de tanta reclamação e de tanta ferida”. Dom Murilo também ressaltou a postura da conferência, independente do resultado das urnas.
“Infelizmente esse segundo turno tem se marcado por divisão entre pessoas da mesma família, entre amigos, por polarizações. Estamos mostrando que as eleições passarão, um dos candidatos será eleito, qualquer que for o candidato eleito, o Brasil terá que aprender a conviver com ele e nós também, como Igreja”, afirma o vice-presidente da CNBB.
Na nota divulgada na última quarta-feira, os bispos exortaram os brasileiros a deixarem de lado “armas de ódio e de vingança que têm gerado um clima de violência, estimulado por notícias falsas, discursos e posturas radicais, que colocam em risco as bases democráticas da sociedade brasileira”. Para os membros do Consep, toda atitude que incita à divisão, à discriminação, à intolerância e à violência, deve ser superada. “Revistamo-nos, portanto, do amor e da reconciliação, e trilhemos o caminho da paz”, sugeriram.
Neste novo cenário que se apresentará com o resultado das urnas, a CNBB reafirmou seu compromisso, “sobretudo através do diálogo, de colaborar na busca do bem comum com as instituições sociais e aqueles que, respaldados pelo voto popular, forem eleitos para governar o País”.
“Continuaremos a ser o que somos, uma voz crítica, um grupo aberto ao diálogo, procurando aquilo que é melhor para todos, não o melhor para a Igreja, para nós, mas para o Brasil”, garante dom Murilo Krieger.
A nota que ratifica a posição da CNBB e suas orientações a respeito das eleições “foi bastante equilibrada”, como explica dom Murilo. Ela não indica partidos, nem candidatos, como todos os pronunciamentos da entidade neste ano, quando foi divulgada a mensagem “Compromisso e Esperança”, na 56ª Assembleia Geral, realizada em maio. O vice-presidente da CNBB ressalta que, como toda nota e como toda decisão de uma reunião da CNBB, o texto não é expressão de uma pessoa ou de um grupo, “mas da média de todos os que participaram” o pronunciamento “expressa um consenso da maioria. Porque a nossa finalidade é essa: servir à Igreja, não criar paixões, não acentuar diferenças de distâncias”.
............................................................................................................................................................
Dimensão missionária é eixo central
da ação da Igreja no Brasil para os próximos 4 anos


O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacioinal dos Bispos do Brasil (CNBB), monsenhor Antônio Luiz Catelan, apresentou o processo de elaboração das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) que vão orientar a caminhada da Igreja no Brasil para o período de 2019-2023.
Segundo o monsenhor, a equipe de redação composta por bispos e peritos e coordenada pelo arcebispo de São Luiz (MA), dom José Belisário da Silva, já se reuniu duas vezes. Atualmente, explicou, os sub-grupos estão redigindo partes do documento, num processo que vai até o fim deste mês de outubro.
Até o final de outubro, a equipe reunirá todas as partes e todos os membros farão um estudo pessoal do material. De acordo com Catelan, está marcada para dezembro uma nova reunião onde o texto integral será lido e acrescentadas as observações de cada membro.
Após esta fase, a equipe enviará em janeiro de 2019 um texto mais consolidado aos bispos. Estes, informa o monsenhor, poderão em suas dioceses estudá-lo individualmente e em equipes, para que sejam levantadas novas propostas de modificação que deverão ser enviadas para a equipe de redação até o final de janeiro.
A equipe então se reúne mais uma vez para discutir cada uma das propostas. Em seguida o texto é novamente enviado aos bispos que até o início da assembleia poderão apresentar novas emendas. E então o texto segue a discussão padrão definido no regimento da Conferência para os temas centrais dentro da Assembleia com apresentação geral, trabalho de grupos, discussão e aprovação de emendas ao texto final.
Finalidade pastoral – Na avaliação de Catelan, as DGAE são o texto mais significativo da própria Conferência. “Elas exprimem melhor a natureza da própria Conferência Episcopal que é a mútua ajuda entre os bispos com finalidade pastoral”, disse. No texto, explica o monsenhor, se identificam os elementos do contexto atual que precisam de maior atenção na evangelização e em seguida se faz orientações e pistas gerais de atuação.
O texto das diretrizes é renovado a cada 4 anos, às vezes reformulado inteiramente, às vezes apenas modificado em alguns de seus pontos. “No caso atual, em 2019 haverá uma reformulação significativa sem que os pontos fundamentais, que já vêm de 7 anos, sejam modificados”, explica Catelan.
Para as DGAE 2019-2023, o religioso informa que a equipe propôs um eixo fundamental em torno do qual giram as outras urgências. E esse eixo, em profunda fidelidade à intuição da Conferência de Aparecida (SP), e sobretudo ao magistério do papa Francisco, é o eixo missionário. “A imagem da comunidade missionária foi escolhida para ajudar na redação e divulgação do documento e a partir disto as outras urgências são trabalhadas”, conclui.
.................................................................................................................................................
                                                                                                                     Fonte: cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário