terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Mons. João Faria - Cinquenta e três anos de doação


O dia 14 de dezembro de 1958 era aguardado com expectativa e ansiedade pela população de Paraisópolis. Pela primeira vez, os fiéis da Paróquia São José participariam das cerimônias de uma ordenação sacerdotal na cidade. O jovem diácono João Aparecido de Faria, pela imposição das mãos de Dom Oscar de Oliveira, seria ordenado presbítero.
     A igreja lotada de fiéis assistiu a momentos emocionantes e de grande piedade. O Sr. Antônio Pereira de Faria Sobrinho e sua esposa D. Maria Lopes de Faria, juntamente com seus filhos, entregavam ao serviço da Igreja de Jesus Cristo seu filho primogênito.
     No próximo dia 14, completar-se-ão cinquenta e três anos daquele inesquecível evento. E mais uma vez seus familiares e milhares de amigos que aprenderam a admirá-lo partilham das alegrias do querido sacerdote jubilando, agradecendo a Deus sua vida e seu sacerdócio.
     Monsenhor João Aparecido de Faria escreveu no exercício do ministério sacerdotal uma linda história de vida e de doação à causa de Jesus Cristo, do Evangelho e da Igreja. Sempre humilde e piedoso, soube ser exemplo de cristão e de padre. Contou-me, certa vez, o Padre Dionísio, que, ainda criança em Cachoeira de Minas, ouvindo A Voz da Paróquia na Rádio Paraisópolis, perguntou a sua mãe quem era aquele padre que apresentava o programa. E sua mãe respondeu: “É um padre santo de Paraisópolis!”
     Certamente que a percepção da mãe do Padre Dionísio reflete o que todos pensam do Monsenhor João. Em todas as paróquias a que serviu – Jacutinga, Conceição dos Ouros, Pouso Alegre, Paraisópolis e Caldas – é admirado e visto como um exemplo perfeito de padre.
     Numa época em que a mídia esquece o testemunho e a voz de tantos sacerdotes dedicados para alardear os desvios de uns poucos, a comemoração dos cinquenta e três anos do ministério presbiteral do Monsenhor João Faria proclama a beleza da resposta ao chamado de Deus e do compromisso com Jesus Cristo.
     Abraçando o querido sacerdote, que honra e dignifica sua terra natal e a Igreja, pedimos a Deus que sua vida continue plena de alegrias e que seu testemunho cative muitos cristãos, levando-os a viverem sua vocação na vida consagrada, no sacerdócio e na vivência na família e na sociedade.
     Querido Monsenhor João! Louvamos e agradecemos a Deus pela sua vida e pelo seu sacerdócio. Somos gratos ao senhor pela resposta generosa que deu ao chamado do divino Mestre! Nossa comunidade paroquial deve muito ao seu pastoreio. Seja sempre feliz!

Estendo minhas homenagens a dois outros queridos e exemplares sacerdotes colegas de turma do Mons. João, que também comemoram o 53º aniversário de ordenação presbiteral neste mês, Padre Sebastião Pereira Dal Poggetto (dia 20) e Mons. Vicente Pereira Gomes (dia 28).

O Paraíso de José: 160 anos da Paróquia São José. Editora Santuário, 2010.
Texto adaptado pelo autor

Luiz Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário