quarta-feira, 21 de outubro de 2015

"A identidade familiar se baseia na promessa de fidelidade"
Cidade do Vaticano (RV) – Na audiência geral desta quarta-feira (21/10), o Papa dissertou sobre ‘as promessas’ feitas nas famílias, começando pela promessa de amor e fidelidade feita por marido e esposa no momento do matrimônio. 
Diante de cerca de 30 mil pessoas, na Praça São Pedro, o Pontífice disse que “ela comporta o compromisso de acolher e educar os filhos; cuidar dos pais idosos, proteger e acudir os membros mais frágeis da família, ajudar-se mutuamente para realizar suas qualidades e aceitar seus limites. Uma família que se fecha em si mesma é uma contradição, uma mortificação da promessa que a fez nascer e a faz viver".
Fidelidade com liberdade
Que Deus abençoe os casais e os fortaleça em sua fidelidade!
Além da fidelidade, Francisco ressaltou o valor da liberdade: “Ninguém quer ser amado somente por seus bens ou por ‘obrigação’. Assim como a amizade, o amor deve sua força e sua beleza ao fato que gera uma relação sem privá-la da liberdade. Sem liberdade não existe amor e não existe matrimônio”, afirmou, concluindo que “liberdade e fidelidade não se opõem, mas se sustentam reciprocamente”. 
Para o Papa, “a fidelidade às promessas do matrimônio é uma verdadeira ‘obra de arte’ da humanidade, um ‘milagre’, já que sua força e persuasão nunca cessam de nos encantar e surpreender. 
A este ponto, o Papa improvisou lembrando-se do passado, quando para nossos avós, valia ‘dar a palavra e apertar as mãos’:
Cumprir as promessas
“Ah... naqueles tempos... quando se fazia um acordo, apertar a mão era suficiente... era um fato social, existia a ‘fidelidade’ às promessas...”
A honra à palavra, assim como a fidelidade da promessa, não se pode comprar nem vender; não se pode obrigar com a força e nem custodiar sem sacrifício. Se a família não ensinar esta verdade do amor, nenhuma outra escola o poderá fazer. Sendo assim, Francisco defendeu que “é necessário restituir honra social à fidelidade do amor”. 
O ensinamento desta catequese, a poucos dias do encerramento do Sínodo sobre a Família em andamento no Vaticano, é que “a Igreja encontra na família uma bênção a ser resguardada, da qual sempre se aprende, antes de ensiná-la e discipliná-la”:
“O amor pela família humana, na boa e na má sorte, é um ponto de honra para a Igreja. Que Deus nos conceda de estarmos à altura desta promessa!”. Terminando, Francisco pediu a todos que rezem pelos Padres Sinodais, que o Senhor abençoe seu trabalho, realizado com fidelidade criativa, confiantes de que Ele, o Senhor, é o primeiro a ser fiel em suas promessas”.
Oração pelo êxito do Sínodo
Após estas palavras, o Pontífice saudou os diferentes grupos de turistas e peregrinos presentes na audiência. Dirigindo-se aos de fala portuguesa, agradeceu a delegação da Comunidade Hebraica de São Paulo, acompanhada pelo Cardeal Odilo Scherer. “Que esta visita a Roma vos ajude a estar prontos, como Abraão, a sair cada dia para a terra de Deus e do homem, revelando-vos um sinal do amor de Deus por todos os seus filhos”, disse, concedendo a todos a sua bênção apostólica.
.............................................................................................................................................................
Francisco:
Que o Sínodo reitere com Wojtyla valor indissolúvel do matrimônio
No final da Audiência Geral, desta quarta-feira (21/10), o Papa Francisco saudou os peregrinos poloneses, recordando que nesta quinta-feira (22/10) a Igreja celebra a memória litúrgica de São João Paulo II. “É o Papa da família”, disse Francisco.
São João Paulo II - O Papa da Família
“Sejam seus bons seguidores no zelo por suas famílias e por todas as famílias, especialmente aquelas que vivem no desconforto espiritual ou material. A fidelidade ao amor professado, às promessas feitas e aos compromissos que provêm da responsabilidade, sejam a sua força. Por intercessão de São João Paulo II rezamos para que o Sínodo dos Bispos, que está para se concluir, renove em toda a Igreja o sentido do valor indissolúvel do matrimônio e da família saudável, baseada no amor recíproco entre o homem e a mulher, e na graça divina.”
O Papa Francisco falou de maneira especial aos jovens, aos doentes e aos recém-casados, sempre na esteira de São João Paulo II: 
“Queridos jovens, que o testemunho de vida de São João Paulo II seja de exemplo para o seu caminho; queridos doentes, levem com alegria a cruz do sofrimento como ele nos ensinou com o seu exemplo; e vocês, queridos recém-casados, peçam a sua intercessão para que em sua nova família nunca falte o amor”. (MJ)
..............................................................................................................................................................
Dioceses de São Mateus, Jales e Dourados têm novos bispos
Cidade do Vaticano (RV) – As dioceses de São Mateus (ES), Jales (SP) e Dourados (MS) têm novos bispos.
São Mateus
Mons. Paulo Bosi
O Papa Francisco nomeou Bispo da Diocese de São Mateus (ES) o Rev. Paulo Bosi Dal’Bó, até então Vigário-Geral da Diocese de Colatina (ES).
Dom Paulo Bosi Dal’Bó nasceu em 27 de agosto de 1962 em Colatina, e na mesma cidade estudou Filosofia e Teologia. É formando em Ciências Contábeis, Comunicação Social e Psicologia da Educação. Foi ordenado sacerdote em 10 de junho de 2000 e incardinado na diocese de Colatina, onde desempenhou inúmeros cargos. Até então era Vigário-Geral e pároco da paróquia “Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças” em Itaguaçu (ES).
Jales
Mons. Reginaldo
O Santo Padre aceitou ainda a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Jales (SP), apresentada por Dom Luiz Demétrio Valentini, por limite de idade. Francisco nomeou como novo Bispo da Diocese o Rev. José Reginaldo Andrietta, do clero da diocese de Limeira (SP), até então pároco da paróquia “São Judas Tadeu” em Americana (SP).
Dom Andrietta nasceu em 7 de março de 1957 em Pirassununga (SP). Estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com especializações na Bélgica. Foi ordenado sacerdote em 18 de março de 1983 e incardinado na Diocese de Limeira. Desempenhou cargos também em Bruxelas e em Americana (SP). Durante o seu ministério sacerdotal, acompanhou a “Juventude Operária Católica”.
Dourados
Mons. Henrique
O Papa Francisco aceitou a renúncia ao  governo pastoral da Diocese de Dourados (MS), apresentada por Dom Redovino Rizzardo, C.S., por limite de idade. Dom Rizzardo será sucedido pelo Padre Henrique Aparecido de Lima, C.SS.R., Superior Provincial da Província Redentorista de Campo Grande.
Dom Henrique Aparecido de Lima nasceu em 28 de julho de 1964 em Toledo (PR). Emitiu a profissão religiosa em 29 de janeiro de 1995 na Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) e foi ordenado sacerdote em 20 de novembro de 1999. Estudou Filosofia e Teologia em São Paulo. Frequentou também vários cursos de Espiritualidade Redentorista em Aparecida (SP). Desempenhou cargos em Ponta Porã (MS) e Jardim (MS). Em 21 de outubro de 2014 foi eleito Superior da Província Redentorista de Campo Grande. (BF)
Fontes das fotos: Diocese de Colatina - Diocese de Limeira e Arquidiocese de Campo Grande
...............................................................................................................................................................
Padre Lombardi desmente notícia sobre saúde do Papa
Cidade do Vaticano (RV) – “A difusão de notícias totalmente infundadas sobre a saúde do Santo Padre por parte de um órgão de imprensa italiano é gravemente irresponsável e não é digna de atenção”.
Padre Federico Lombardi
Esta foi a declaração do Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, após tomar conhecimento, durante a última noite, da notícia divulgada por um jornal local italiano de que teria sido diagnosticado no Papa um pequeno tumor no cérebro.
“Além disso, – continuam as poucas palavras do Padre Lombardi – como todos podem ver, o Papa realiza sempre sem interrupção a sua intensa atividade de modo absolutamente normal”, finaliza. (SP)
........................................................................................................................
                                                                     Fonte: radiovaticana.va     news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário