por ocasião das eleições de 2026
A Conferência
Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de seu Conselho Permanente,
divulgou na quinta-feira, 18 de junho, uma mensagem ao povo
brasileiro por ocasião das eleições de 2026. No texto, os bispos reafirmam o
compromisso da Igreja com a promoção da vida, da dignidade humana e do bem
comum, ao mesmo tempo em que destacam a importância da participação consciente
dos cidadãos no processo eleitoral.
Inspirada na
passagem bíblica “Examinai tudo e guardai o que for bom” (1Ts 5, 21), a
mensagem recorda que a Igreja Católica não indica candidatos nem partidos
políticos. Entretanto, ressalta que a fé cristã e a Doutrina Social da Igreja
reconhecem a política, quando orientada pela ética, como uma das mais elevadas
formas de caridade e serviço à sociedade.
Os bispos afirmam que as eleições representam uma oportunidade privilegiada para o exercício da cidadania e da corresponsabilidade social. Segundo o texto, mais do que escolher governantes e representantes, os brasileiros são chamados a renovar o compromisso com valores fundamentais para a convivência democrática, a justiça social e a fraternidade.
Desafios que
afetam a vida pública
A mensagem também faz
um alerta diante de desafios que afetam a vida pública do país. A CNBB
manifesta preocupação com a desigualdade social, a corrupção, a compra de
votos, o uso indevido de recursos públicos e a disseminação deliberada de
notícias falsas. Os bispos ressaltam ainda que o abuso do poder econômico e
político, assim como as diversas formas de violência, fragilizam a confiança
nas instituições democráticas e comprometem a convivência social.
Outro ponto
destacado é a necessidade de fortalecer a democracia por meio do respeito às
instituições da República, à Constituição Federal, ao Estado Democrático de
Direito e aos mecanismos legítimos de apuração da vontade popular. O texto
reafirma a importância da confiança no processo eleitoral, do respeito aos
resultados das urnas e da observância da Lei da Ficha Limpa.
Ao dirigir-se
aos eleitores, a CNBB convida cada cidadão a assumir sua responsabilidade no
processo democrático. A mensagem observa
que a abstenção não é a melhor escolha e propõe um discernimento que vá além
das promessas de campanha, considerando a trajetória de vida dos candidatos e
as consequências dos compromissos assumidos.
“O Brasil necessita reforçar a capacidade de construir pontes, promover encontros e cultivar a amizade social”, afirmam os bispos.
A Conferência
destaca, ainda, que a esperança cristã se expressa por meio da participação, do
diálogo, da defesa da verdade, da proteção da democracia e da promoção da
justiça. Os bispos convidam todos os homens e mulheres de boa vontade a serem
promotores da paz social e construtores da fraternidade.
Ao final, a mensagem encerra
com uma oração pela nação brasileira, confiando o país à proteção de Nossa
Senhora Aparecida e pedindo que Deus ilumine cada eleitor e eleitora no
exercício de sua responsabilidade cidadã.
_____________________________________________________________
Acesse (aqui) a mensagem na
íntegra.
Assista à mensagem do presidente da CNBB:
____________________________________________________________________
Fonte: cnbb.org.br


