Alegria e comoção com o Cardeal Parolin e o ator Benigni
Cidade do
Vaticano (RV) - O volume “O nome de Deus é Misericórdia” foi apresentado
na manhã desta terça-feira no Instituto Patrístico Augustinianum de
Roma.
Além do autor da
conversação com o Papa, o vaticanista Andrea Tornielli, participaram do evento
o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, e o ator e diretor
cinematográfico italiano Roberto Benigni. O comovente testemunho do encarcerado
Zhang Agostino Jianquing, e ainda, a participação do diretor da Livraria
Editora Vaticana, Pe. Giuseppe Costa. A apresentação foi moderada pelo diretor
da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi.
Um livro para
aprofundar o mistério da Misericórdia de Deus e entender o que esta representa
na vida e no Pontificado do Papa Francisco. É o significado mais profundo do
livro “O nome de Deus é Misericórdia” nascido da entrevista, ou melhor, como
precisou Pe. Lombardi, da conversação do Pontífice com o vaticanista Tornielli.
Publicado no Ano Santo, o volume – editado em 86 países – representa, segundo o
diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, um valioso subsídio para o Jubileu da
Misericórdia:
Cardeal Parolin e Roberto Benigni |
"Este
livro-conversação é preciosíssimo justamente no contexto deste Ano jubilar. Com
esse livro-conversação temos a sua experiência da misericórdia, em sua vida
sacerdotal, em seu ministério, em sua espiritualidade.”
“Quem está em
busca de revelações – disse o Cardeal Parolin em sua fala – talvez fique
desiludido”. Efetivamente, o volume quer “tomar o leitor pela mão para entrar
no mistério da Misericórdia, que é a carteira de identidade do cristão”,
ressaltou o purpurado.
“O volume, que é
de fácil leitura, tem uma característica que é peculiar de seu autor principal,
ou seja, o Papa. De fato, é um livro que abre portas, que quer mantê-las
abertas e pretende indicar possibilidades; que deseja fazer resplendecer, ou ao
menos mostrar, o dom gratuito da infinita misericórdia de Deus, “sem o qual o
mundo não existiria” – como disse uma vez uma anciã ao então Dom Bergoglio,
pouco após tornar-se bispo auxiliar de Buenos Aires.”
O livro,
acrescentou o cardeal, não dá respostas definitivas, nem entra na casuística,
mas “alarga o olhar ao encontro com o amor infinito de Deus” que supera as
lógicas humanas.
E recordou que
Francisco não somente nos recorda que vivemos num mundo que perdeu o sentido do
pecado, mas que cada vez mais precisa de misericórdia.
Em seguida, o
Cardeal Parolin evidenciou a importância da misericórdia não somente na
conversão pessoal, mas também nas relações entre os Estados e os povos. O Papa
Francisco tem convicção disso, disse o purpurado, como o tinha São João Paulo
II, em particular, após os atentados de 11 de setembro:
“A mensagem do
Papa, a mensagem cristã da misericórdia e do perdão, as muitas portas santas
que são escancaradas, o chamado a deixar-se abraçar pelo amor de Deus é algo
que não diz respeito somente à conversão de cada um de nós, à salvação da alma
de cada pessoa; é algo que nos diz respeito também como povo, como sociedade,
como país e pode ajudar-nos a construir relações novas e mais fraternas porque
quem experimentou em si a abundância da graça no abraço de misericórdia, quem
foi e continua sendo perdoado, pode restituir ao menos um pouco daquilo que
gratuitamente recebeu.”
É um livro
comovente porque mostra que o abraço de Jesus nos levanta se nos abandonamos ao
amor de Deus, disse ainda o Cardeal Secretário de Estado.
A participação
sucessiva suscitou comoção: o testemunho de Zhang Agostino Jianquing, jovem
encarcerado de origem chinesa, detido em Pádua – nordeste da Itália –, que
contou como após anos de violência encontrou a fé propriamente no cárcere,
através de um voluntário que o levou ao encontro com o Senhor:
“Após o Batismo
entendi toda a misericórdia da qual fui objeto, mesmo quando não me dava conta
disso. E este livro do Papa Francisco ajudou-me a compreender melhor aquilo que
aconteceu comigo. Eis o motivo do nome ‘Zhang Agostino: Agostino porque
pensando em Santo Agostinho, em sua história, comoveu-me particularmente sua
mãe, Santa Mônica, por todas as lágrimas que derramou por seu filho, esperando
reencontrar o filho perdido. É de certo modo como a minha situação: pensando em
minha mãe e no rio de lágrimas que derramou por mim, esperando que eu pudesse
reencontrar o sentido da minha vida.”
Em seguida, com
palavras comoventes, Zhang Agostinho agradeceu ao Papa, a quem pôde encontrar
propriamente com a publicação do livro, por sua constante atenção e cuidado
para com os encarcerados:
“Caro Papa
Francisco, obrigado pelo afeto e a ternura que jamais deixa de nos testemunhar.
Obrigado por seu incansável testemunho. Obrigado pelas páginas deste livro das
quais emerge o coração de um pastor misericordioso. E nós o recordamos sempre
em nossas orações.”
Da comoção
suscitada pelo detento passou-se à alegria contagiante: a última participação,
muito aguardada, foi a do ator e diretor cinematográfico Roberto Benigni, que arrancou
o efusivo aplauso dos presentes. O ator iniciou ressaltando os sentimentos que
teve com a leitura do livro:
“É um livro –
digamos – que nos acaricia, que nos abraça, que nos ‘misericordia’, que é um
termo inventado pelo Papa. Misericórdia – atenção! – não é uma virtude assim,
que está sentada na poltrona... é uma virtude ativa, que se move: olhem para o
Papa, jamais está parado! Move não somente o coração, mas também os braços, as
pernas, os calcanhares, os joelhos, move o corpo e a alma, jamais está parado!
Vai ao encontro dos míseros, da pobreza, não fica parado um segundo...”
Benigni
prosseguiu sua reflexão sobre a Misericórdia evidenciando que esta, junto ao
perdão, é a mensagem mais forte que está emergindo do Pontificado de Francisco.
“E a misericórdia
para Francisco – atenção! – não é uma visão adocicada, condescendente ou, pior
ainda, ‘bondosista’ da vida: não! É uma virtude severa, é um verdadeiro
desafio, mas não somente religioso-teológico: é um desafio social, político!
Aquilo que Francisco está fazendo é impressionante. E o que Francisco faz para
vencer esse desafio, digamos, incrível? O que é que lhe dá forças? É
propriamente a medicina da misericórdia. Vejam só, ele vai buscá-la entre os
derrotados, entre os últimos dos últimos. Aonde foi publicamente quando começou
seu Pontificado? Foi a Lampedusa, propriamente aonde chegam os últimos dos
últimos. E onde abriu a Porta Santa do Jubileu? Na República Centro-Africana,
em Bangui, no lugar mais pobre dos pobres dos pobres do mundo: justamente no
lugar mais pobre Francisco vai ao encontro da proximidade, da dor do mundo, do
sofrimento, porque ali, no meio da dor nasce a misericórdia.”
Num mundo que
pede a condenação, ressaltou Benigni, Francisco quer, ao invés, a misericórdia.
E não vê contraposição com a justiça:
“E então, diz,
porém, se se perdoa tudo, para que serve a justiça? Mas a misericórdia – nos
diz o Papa Francisco – é a justiça maior. A justiça é o mínimo da misericórdia.
A misericórdia não elimina a justiça: não a suprime, não a corrompe. Vai além.
Um mundo somente com a justiça seria um mundo frio, não? E se sente que o homem
não precisa somente de justiça: precisa também de algo diferente. No livro se
sente que Francisco nos faz perceber exatamente isso, porque a misericórdia é
propriamente a fonte de seu Pontificado...”
Por fim, o autor
do livro com o Papa, o vaticanista do diário “La Stampa” Andrea Tornielli
agradeceu aos que – a começar pelo editor – acreditaram neste projeto editorial
e quis unir a figura de Bergoglio à de São João XXIII, que sabia olhar com
misericórdia para os pecadores, abraçando todos, inclusive os encarcerados,
como faz hoje o Papa Francisco. (RL)
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"O nome de Deus é misericórdia"
Síntese
A misericórdia é “a carteira de identidade” de Deus, afirma o
Papa Francisco, no livro-entrevista “O nome de Deus é misericórdia”, nas
livrarias italianas a partir desta terça-feira, 12. A obra é uma compilação de
uma conversa entre o Pontífice e o vaticanista do jornal italiano “La Stampa”,
Andrea Tornielli, e coordenador do site “Vatican Insider”. Dividido em nove
capítulos e 40 perguntas, o livro – editado pela Piemme – tem a capa
autografada pelo Papa Francisco. A primeira cópia do volume, em italiano, foi
entregue ao Pontífice na tarde de segunda-feira, 11, na Casa Santa Marta.
Entrevista
gravada em julho de 2015
Cumprimentos entre Francisco e Roberto Benigni |
Julho de 2015,
Casa Santa Marta. O Papa Francisco recém havia retornado de sua viagem
apostólica ao Equador, Bolívia e Paraguai. É uma tarde abafada quando recebe o
jornalista Andrea Tornielli, munido de três gravadores. Diante de si, sobre uma
pequena mesa, o Santo Padre tem uma Bíblia e um livro com citações dos Padres
da Igreja. A misericórdia é o tema da conversa que nasce entre os dois, em
vista do Jubileu Extraordinário que foi aberto cinco meses após. Hoje, os
frutos daquele diálogo estão compilados no livro “O nome de Deus é
misericórdia”.
Capítulo I – É o
tempo da misericórdia
Oração, reflexão
sobre os Pontífices precedentes e uma imagem da Igreja como “hospital de
campanha”, que “aquece os corações das pessoas com a proximidade”. São estes os
três fatores – explica o Papa – que o impeliram a convocar o Jubileu da
Misericórdia. “A nossa época é um tempo oportuno” por isto – observa – porque
hoje se vive um duplo drama: perdeu-se o sentido do pecado, e ele é considerado
também incurável, imperdoável. Por isto, a humanidade ferida por tantas
“doenças sociais” – pobreza, exclusão, escravidão do terceiro milênio,
relativismo – tem necessidade de misericórdia, desta “carteira de identidade de
Deus”, daquele que “permanece sempre fiel”, mesmo que o pecador o renegue.
A graça da
vergonha torna o pecador consciente do pecado
Também é central
neste primeiro capítulo a reflexão do Papa sobre o tema da vergonha, entendida
como “uma graça”, porque torna o pecador consciente do próprio pecado. Em
particular, a ênfase ao assim chamado “apostolado da escuta”, ou seja, a
capacidade dos confessores de “ouvir com paciência”, pois hoje as pessoas
“buscam sobretudo alguém que esteja disposto a doar o próprio tempo para
escutar os seus dramas e as suas dificuldades”. Entre outras coisas – observa –
é por isto que tantos procuram os quiromantes. O Pontífice destaca, ademais,
“que se o confessor não pode absolver, dê alguma bênção, mesmo sem absolvição
sacramental”, porque “o amor de Deus existe também para quem não está na disposição
de receber o Sacramento”.
A grande
responsabilidade de ser confessor
“Tenham ternura
com estas pessoas – recomenda o Papa aos sacerdotes – não as afastem”, porque
“as pessoas sofrem” e “ser confessor é uma grande responsabilidade”. A este
respeito, o Pontífice cita o caso de sua sobrinha: “Eu tenho uma sobrinha que
casou no civil com um homem, antes que pudesse ter o processo de nulidade
matrimonial. Este homem era tão religioso, que todos os domingos, quando ia à
missa, ia ao confessionário e dizia ao sacerdote: “Eu sei que o senhor não pode
me absolver, mas pequei nisto e naquilo, me dê uma bênção”. Este é um homem
religiosamente formado”.
Capítulo II -
Confissão não é lavanderia, nem tortura. Ouvir, não interrogar
Além disto, se
vai ao confessionário “não para ser julgado”, mas para “alguma coisa maior do
que o juízo: para o encontro com a misericórdia” de Deus, sem a qual “o mundo
não existiria”. Por isto – enfatiza Francisco – o confessionário não deve ser
“nem uma lavanderia”, onde se lava o pecado a seco, como uma simples mancha,
nem “uma sala de tortura”, onde se depara com “o excesso de curiosidade” de
alguns confessores, curiosidades às vezes “um pouco doentias”, mórbidas, que
transformam a confissão em um interrogatório.
Capítulo 3 -
Reconhecer-se pecador. Um coração em pedaços é uma oferta agradável a Deus
Pelo contrário,
“no diálogo com o confessor é necessário ser ouvidos, não interrogados”. Neste
sentido, o sacerdote deve “aconselhar com delicadeza”. Mas para obter a
misericórdia de Deus – reitera novamente Francisco – é importante reconhecer-se
pecador, porque “o coração em pedaços é uma oferta agradável ao Senhor, é o
sinal de que estamos conscientes de nossa necessidade de perdão, de
misericórdia”. O Papa recorda, depois, que a misericórdia de Deus é
“infinitamente maior do que o nosso pecado”, porque o Senhor “nos primeireia”,
“antecipa-se a nós, nos espera” com o seu perdão, com a sua graça”. “Somente o
fato de uma pessoa ir ao confessionário – explica – indica de que já existe um
início de arrependimento”. E às vezes vale mais “a presença desajeitada e
humilde de um penitente que tem dificuldade em falar, do que as tantas palavras
de alguém que descreve o seu arrependimento”.
Capítulo IV –
Também o Papa tem necessidade da misericórdia de Deus
O Papa define-se
como “um homem que tem necessidade da misericórdia de Deus” e dá alguns
conselhos ao penitente e ao confessor: ao penitente, sugere que não seja
soberbo, mas que olhe “com sinceridade a si mesmo e ao próprios pecados”, para
assim receber o dom da misericórdia de Deus. Aos confessores, por sua vez,
Francisco sugere a pensarem, antes de tudo, nos próprios pecados e depois,
ouvirem “com ternura”, sem “atirar nunca a primeira pedra”, mas procurando
“assemelhar-se a Deus na sua misericórdia”. Como modelo, o Pontífice cita o pai
que vai de encontro ao filho pródigo e o abraça, antes ainda que o jovem admita
os seus pecados. “Este é o amor de Deus – sublinha o Papa – esta é a
superabundância da misericórdia”.
Capítulo V – A
Igreja condena o pecado, mas abraça o pecador
E para aqueles
que afirmam que na Igreja existe “muita misericórdia”, o Papa responde
sublinhando que “a Igreja condena o pecado”, mas “ao mesmo tempo abraça o
pecador que se reconhece como tal, fala a ele da misericórdia de Deus”. É
necessário perdoar “setenta vezes sete”, isto é, sempre”, enfatizou o
Pontífice, porque “Deus é um pai cuidadoso, atento, pronto em acolher qualquer
pessoa que dê um passo ou que tenha o desejo de dar um passo” em direção a ele,
e “nenhum pecado humano, por mais grave que seja, pode prevalecer sobre a
misericórdia e limitá-la”. A Igreja, portanto, “não está no mundo para
condenar, mas para permitir o encontro com aquele amor visceral que é a
misericórdia de Deus”.
Igreja deve
estar “em saída”, ser “hospital de campanha” para os necessitados de perdão
Para fazer isto,
porém, ela deve ser “Igreja em saída”, “hospital de campanha que vai de
encontro aos tantos “feridos” necessitados de escuta, compreensão, perdão,
amor”. É importante, de fato, “acolher com delicadeza aqueles que estão diante
de nós, não ferir a sua dignidade”, afirma o Santo Padre, citando uma
experiência pessoal, que remonta aos tempos em que era pároco na Argentina: uma
mulher que se prostituía para manter os seus filhos, agradeceu a ele por sempre
trata-la por “Senhora”.
Capítulo VI –
Não lamber as feridas do pecado, mas ir em direção a Deus
Francisco também
chama a atenção para a atitude de quem desespera “pela possibilidade de ser
perdoado” e prefere lamber as feridas do pecado, impedindo de fato a cura.
“Esta é uma doença narcisista que leva à amargura”, observa o Papa, em que se
encontra “um prazer na amargura, um prazer doentio”. Pelo contrário, “o remédio
existe”: basta somente dar um passo em direção a Deus ou ao menos ter o desejo
de dar este passo, “assumindo a própria condição”, sem crer-se
“autossuficiente” e sem esquecer as nossas origens, “a lama de onde fomos
tirados, o nosso nada”. E isto “vale sobretudo para os consagrados”, sublinha.
Na vida, de fato, o importante não é “não cair nunca”, mas sim, “levantar-se
sempre”. Esta, então, é a missão da Igreja. “Que as pessoas percebam que sempre
é possível recomeçar se permitimos que Jesus nos perdoe”.
Delicadeza e não
marginalização das pessoas homossexuais
Respondendo,
depois, a uma pergunta sobre pessoas homossexuais, o Papa explica o que afirmou
em 2013, durante a coletiva de imprensa no avião que o trazia de retorno do Rio
de Janeiro, isto é, “se uma pessoa é gay, busque o Senhor e tenha boa vontade,
quem sou eu para julgá-la?”. “Eu havia parafraseado de memória o Catecismo da
Igreja Católica – pondera – onde explica que estas pessoas devem ser tratadas
com delicadeza e não devem ser marginalizadas”. O Papa aprecia a expressão
“pessoa homossexual” porque, explica, “antes existe a pessoa, na sua totalidade
e dignidade”, que “não é definida somente pela sua tendência homossexual”. “Eu
prefiro que as pessoas homossexuais venham confessar-se, que permaneçam
próximas ao Senhor, que se possa rezar juntos”, acrescentou.
Misericórdia é
doutrina, é o primeiro atributo de Deus
Quanto à relação
entre verdade, doutrina e misericórdia, Francisco explica: “Eu amo antes dizer:
a misericórdia é verdadeira”, “é o primeiro atributo de Deus”. “Depois se podem
fazer reflexões teológicas sobre doutrina e misericórdia – acrescenta – mas sem
esquecer de que a misericórdia é doutrina”. A este propósito, o Papa cita “os
doutores da lei, os principais opositores de Jesus, que o desafiam em nome da
doutrina”. Eles seguem uma lógica de pensamento e de fé que olha “ao medo de
perder os justos, os já salvos”. Jesus, pelo contrário, segue outra lógica:
aquela que redime o pecado, acolhe, abraça, transforma o mal em bem, a
condenação em salvação. É a lógica de um Deus que é amor – explica o Papa – um
Deus que quer a salvação de todos os homens, que não se detém “em estudar a
situação em uma mesinha”, avaliando os prós e os contras. Para o Senhor, o que
conta realmente é “alcançar os afastados e salvá-los”, curar e integrar “os
marginalizados que estão fora” da sociedade.
Lógica de Deus é
lógica do amor que escandaliza os “doutores da lei”
Certamente –
sublinha Francisco – esta lógica pode escandalizar, antes como agora,
provocando “o resmungo” de quem está habituado aos próprios “esquemas mentais e
à própria pureza ritualística”, ao invés de “deixar-se surpreender” por um amor
maior. Pelo contrário, é precisamente esta lógica o caminho que o Senhor nos
indica diante das pessoas que “sofrem no físico e no espírito”, para vencer
assim “preconceitos e rigidezes” e evitar de julgar e condenar “do alto da
própria segurança”. Ir em direção aos marginalizados e aos pecadores –
prossegue Francisco – não significa permitir aos lobos que entrem no rebanho,
mas sim procurar alcançar todos, testemunhando a misericórdia, sem nunca cair
na tentação de sentir-se “os justos ou os perfeitos”.
Adesão formal às
regras leva à degradação do estupor
Quem se descobre
“doente na alma”, de fato, deve encontrar portas abertas, não fechadas;
acolhida, não julgamento ou condenação; ajuda, não marginalização. Os cristãos
que “apagam aquilo que o Espírito acende no coração de um pecador”, avalia
Francisco, são como os doutores da lei, “sepulcros caiados” que, com a
hipocrisia, viviam apegados à letra da lei, sabiam somente fechar portas,
colocar limites, mas negligenciavam o amor. Se prevalece a adesão formal às
regras – chama a atenção o Papa – então se verifica “a degradação do estupor”,
ou seja, se maravilha menos diante da salvação trazida por Deus, e isto nos
leva a acreditar “conseguirmos fazer sozinhos, sermos nós os protagonistas”.
Este comportamento “é a base do clericalismo” e leva os ministros de Deus a
acreditarem-se como “donos da doutrina, titulares de um poder”.
Lei da Igreja é
inclusiva, não exclusiva
A Igreja não
deve nunca ser assim – afirma o Papa – não deve ter o comportamento de quem
impõe “fardos pesados” nas costas das pessoas. “Para algumas pessoas rígidas –
disse – faria bem uma escorregada, porque assim, reconhecendo-se pecadores,
encontrariam Jesus”. “A grande lei da Igreja, de fato, é aquela do et et e não
aquela do aut aut”. A este propósito Francisco cita exemplos negativos, como os
cinquenta mil dólares pedidos a uma mulher por um processo de nulidade
matrimonial ou como o funeral em uma igreja, recusado a uma criança, por esta
não ser batizada.
Capítulo VII –
Corrupção, um pecado elevado à sistema. Pecadores sim, corruptos não!
Ampla, após, a
reflexão de Francisco sobre a corrupção, definida como “o pecado elevado à
sistema, que tornou-se um hábito mental, um modo de viver”. O corrupto peca e
não se arrepende – diz o Papa – finge ser cristão e com a sua vida dupla
provoca escândalo, acredita não precisar mais pedir perdão, passa a vida em
meio aos atalhos do oportunismo, ao preço da dignidade sua e dos outros. Com o
seu “rosto de santinho”, o corrupto evade os impostos, dispensa os funcionários
para não assumi-los definitivamente, explora o trabalho informal e depois se
vangloria de suas espertezas com os amigos ou até mesmo vai à missa no domingo,
mas depois usa o suborno no trabalho. E “frequentemente não se dá conta de seu
estado” como “quem tem a respiração pesada”. “Pecadores sim, corruptos não!” –
exorta o Papa – convidando a rezar, durante o Jubileu, para que Deus abra
brechas nos corações do corruptos, dando a eles “a graça da vergonha”.
Justiça não
basta por si só, é necessária a misericórdia
Após, o
Pontífice recorda que a misericórdia “é um elemento indispensável”, para que
exista fraternidade entre os homens. A justiça, por si só, de fato, não basta:
com a misericórdia, Deus vai além da justiça, “a engloba e a supera” no amor.
“Não existe justiça sem perdão – disse ainda Francisco, no fulcro de João Paulo
II – e a capacidade de perdão está na base de todo projeto de uma sociedade
futura, mais justa e solidária. E não somente: “a misericórdia contagia a
humanidade” e isto se reflete “na justiça terrena, nas normas jurídicas”. Basta
pensar à crescente rejeição da pena de morte que se registra a nível mundial.
Família,
primeira escola de misericórdia
“Com a
misericórdia a justiça é mais justa” – sublinha ainda Francisco - enfatizando
que isto não significa “ser exageradamente condescendente, escancarar as portas
das prisões a quem se manchou com crimes graves”, mas sim ajudar a quem caiu a
levantar-se, porque Deus “perdoa tudo”, “realiza milagres também com a nossa
miséria” e a sua misericórdia “será sempre maior do que qualquer pecado”, tanto
que ninguém pode colocar um limite a ela. O Pontífice recorda, após, que a
família “é a primeira escola da misericórdia”, pois nela “se é amado e se
aprende a amar, se é perdoado e se aprende a perdoa”.
Capítulo VIII –
A compaixão vence a globalização da indiferença
Quanto às
características do amor infinito de Deus, o Papa Bergoglio recordou que Deus
nos ama com compaixão e misericórdia; a primeira tem um rosto mais humano. A
segunda, por sua vez, é divina. De fato, Jesus não olha à realidade a partir do
exterior, “como se tirasse uma fotografia”, mas “deixa-se envolver”. Hoje
existe necessidade desta compaixão - explica - e existe necessidade dela
para vencer “a globalização da indiferença”.
Capítulo IX –
Praticar obras de misericórdia. Está em jogo a credibilidade dos cristãos
Na conclusão do
livro-entrevista, o Papa coloca o foco nas obras de misericórdia, corporais e
espirituais: “São atuais e sempre válidas – diz – estão na base do exame de
consciência e ajudam a abrir-se à misericórdia de Deus”. Disto, vem a exortação
a servir Jesus “em toda pessoa marginalizada”, excluída, faminta, sedenta, nua,
prisioneira, doente, desempregada, perseguida, refugiada. Na acolhida do
marginalizado, ferido no corpo, e do pecador, ferido na alma, joga-se, de fato,
“a credibilidade dos cristãos”, conclui o Pontífice. Porque no fundo, como
dizia São João da Cruz, “no anoitecer da vida, seremos julgado no amor”. (JE)
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Fonte: radiovaticana.va
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