em Canto Litúrgico
“O Apóstolo aconselha os fiéis, que se reúnem em assembléia para aguardar a vinda do Senhor, a cantarem juntos salmos, hinos e cânticos espirituais (cf. CI3,16), pois o canto constitui um sinal de alegria do coração (cf. At 2, 46). Portanto, dê-se grande valor ao uso do canto na celebração da missa, tendo em vista a índole dos povos e as possibilidades de cada assembléia litúrgica” (cf. IGMR 39-40).
Cantores e instrumentistas acompanham o desenvolvimento do tema |
Conforme orientação do Concílio Vaticano II, a música apropriada à liturgia é aquela que está mais intimamente integrada à ação litúrgica e ao momento ritual ao qual ela se destina (cf. SC 112).
A música litúrgica expressa o mistério de Cristo e a sacramentalidade da Igreja. O gesto sacramental de cantar “a uma só voz” pressupõe a participação ativa, interior, consciente, frutuosa, plena de todo o povo sacerdotal congregado no Espírito Santo, durante a ação litúrgica” (Canto e Liturgia - CNBB)
Foi realizado na tarde deste domingo no Centro Pastoral São José um encontro de cantores e instrumentistas das comunidades de nossa paróquia, sob a orientação de Adriano Geraldo da Silva, da Equipe de Liturgia Arquidiocesana e coordenador da Subcomissão da Arquidiocese para Música Litúrgica.
............................................................................................................................................................
Momentos
..........................................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário