Louvar ou libertar? Não deveria fazer diferença.
Pe. Zezinho, scj |||||||||||||||||||||||||||||||
_____________________________
Seu pregador
direitista disse isto? Seu pregador esquerdista disse aquilo? Seu pregador
centrista disso outra coisa? Que tal ouvir Jesus e os apóstolos para começarem
a dialogar como gente fraterna? …
![]() |
| Padre Zezinho |
______________________
A falta de
leitura e conhecimento das escrituras e dos postulados da moral católica já
criou muita calúnia e confusão no púlpito, no palco e na internet! Isto em
todas as igrejas!
Na Bíblia, os
conceitos de salvação e libertação estão mais do que claros a significar que
Deus “salva e liberta”. No Novo Testamento está claríssimo. Jesus é Salvador e Libertador.
Salvou e libertou!
Cantamos o
Benedictus, o Magnificat, o Glória, o Credo, o Santo e o Cordeiro de Deus sem
perceber que estamos falando de libertação espiritual e política.
Cantamos o Santo
em português e em latim, sem saber que HOSANA é expressão hebraica que
significava SALVA-NOS, LIBERTA-NOS e liberta-nos não só do pecado, mas de toda
e qualquer opressão!
***
De repente
pregamos e cantamos os salmos de libertação de um povo prisioneiro e oprimido
como se fosse apenas canções de libertação e salvação da alma, quando está
claríssimo no texto que se tratava de teologia da libertação bíblica e que na
época era uma TL. Era teologia: Javé libertava e salvava!
***
Hoje a conotação
virou blasfêmia, como se todos nós que pregamos TL fôssemos comunistas. O que
somos é CATEQUISTAS!
Na verdade, eram
e são conceitos hebraicos, judeus e Cristão e Católicos.
Os hinos e
cantos hebreus eram canções religiosas de libertação espiritual e política. E
continuam sendo!
O trabalhador
que há meses não recebe seu salário, ou o salário vem com um desconto injusto
ao clamar por seus direitos está vivendo uma TL Bíblica e Cristã e está longe
de ser um sujeito Marxista.
Quem usa o viés (desvio)
capitalista ou marxista, ou comunista está deturpando o verdadeiro sentido da LIBERTAÇÃO!
Se alguns indivíduos fizeram ou fazem isto vai por conta deles ou delas, porque
para nós é DOUTRINA SOCIAL da NOSSA IGREJA (DSI).
***
Os profetas, os salmos,
os hinos, os evangelhos, as pregações de Jesus e dos apóstolos não visavam
apenas a SALVAÇÃO DA ALMA, mas também da pessoa ou comunidades e do todo o povo.
É verdade que somos todos chamados a salvar nossa alma e as almas de quem
precisa de mudança de rumo. Mas não se alma só a alma. Jesus salvou da
angústia, da fome e da opressão e aquilo também era salvar a pessoa por inteiro!
A mulher que ele salvou do apedrejamento foi salva de corpo e alma. Ou não foi?
São Tiago
criticou quem abençoa e manda um sujeito ir em paz sem ter lhe dado comida ou
algo que o salvasse da fome ou da ferida. Na parábola do bom samaritano, o bom
leigo samaritano salva um sujeito roubado e espancado e o liberta da morte
mesmo sem saber que ele era!
***
Aquelas bombas e
drones e mísseis que matam milhões de inocentes são instrumentos de OPRESSÃO a
serviço de alguma ideologia. A Bíblia, sobretudo os evangelhos e as epístolas
são instrumentos de teologia da LIBERTAÇÃO.
Onde quer que
alguém estiver sendo caluniado, espancado, oprimido, expulso de sua terra,
porque alguém invadiu e roubou seu país ...
onde quer que
alguém não sabe mais o que fazer para viver em paz, aí está a TL B a dizer que
ensinar a teologia da libertação ou da salvação é doutrina de 3.800 anos.
***
Libertemo-nos e
libertemos quem está sendo oprimido, salvemo-nos se e salvemos quem está sendo oprimido.
Não oprima e não se deixe oprimir. Jesus ensinou a fazê-lo sem violência e sem ódio.
***
Você acha que
isto é impossível? Que temos que andar armados e devolver olho por olho e dente
por dente?
Vai achar essa
postura nos salmos. Mas não vai achá-la nos evangelhos e nas epístolas. É isto
que se chama NOVO TESTAMENTO.
Quem escolhe
viver segundo o Velho Costume e não segundo o NOVO JEITO, não se proclame
seguidor de Jesus. Simplesmente isso!

Nenhum comentário:
Postar um comentário