sexta-feira, 26 de junho de 2026

Reflexão para o seu dia:

Louvar ou libertar? Não deveria fazer diferença.

Pe. Zezinho, scj |||||||||||||||||||||||||||||||

_____________________________

Seu pregador direitista disse isto? Seu pregador esquerdista disse aquilo? Seu pregador centrista disso outra coisa? Que tal ouvir Jesus e os apóstolos para começarem a dialogar como gente fraterna? …

Padre Zezinho

______________________

A falta de leitura e conhecimento das escrituras e dos postulados da moral católica já criou muita calúnia e confusão no púlpito, no palco e na internet! Isto em todas as igrejas!

Na Bíblia, os conceitos de salvação e libertação estão mais do que claros a significar que Deus “salva e liberta”. No Novo Testamento está claríssimo. Jesus é Salvador e Libertador. Salvou e libertou!

Cantamos o Benedictus, o Magnificat, o Glória, o Credo, o Santo e o Cordeiro de Deus sem perceber que estamos falando de libertação espiritual e política.

Cantamos o Santo em português e em latim, sem saber que HOSANA é expressão hebraica que significava SALVA-NOS, LIBERTA-NOS e liberta-nos não só do pecado, mas de toda e qualquer opressão!

***

De repente pregamos e cantamos os salmos de libertação de um povo prisioneiro e oprimido como se fosse apenas canções de libertação e salvação da alma, quando está claríssimo no texto que se tratava de teologia da libertação bíblica e que na época era uma TL. Era teologia: Javé libertava e salvava!

***

Hoje a conotação virou blasfêmia, como se todos nós que pregamos TL fôssemos comunistas. O que somos é CATEQUISTAS!

Na verdade, eram e são conceitos hebraicos, judeus e Cristão e Católicos.

Os hinos e cantos hebreus eram canções religiosas de libertação espiritual e política. E continuam sendo!

O trabalhador que há meses não recebe seu salário, ou o salário vem com um desconto injusto ao clamar por seus direitos está vivendo uma TL Bíblica e Cristã e está longe de ser um sujeito Marxista.

Quem usa o viés (desvio) capitalista ou marxista, ou comunista está deturpando o verdadeiro sentido da LIBERTAÇÃO! Se alguns indivíduos fizeram ou fazem isto vai por conta deles ou delas, porque para nós é DOUTRINA SOCIAL da NOSSA IGREJA (DSI).

***

Os profetas, os salmos, os hinos, os evangelhos, as pregações de Jesus e dos apóstolos não visavam apenas a SALVAÇÃO DA ALMA, mas também da pessoa ou comunidades e do todo o povo. É verdade que somos todos chamados a salvar nossa alma e as almas de quem precisa de mudança de rumo. Mas não se alma só a alma. Jesus salvou da angústia, da fome e da opressão e aquilo também era salvar a pessoa por inteiro! A mulher que ele salvou do apedrejamento foi salva de corpo e alma. Ou não foi?

São Tiago criticou quem abençoa e manda um sujeito ir em paz sem ter lhe dado comida ou algo que o salvasse da fome ou da ferida. Na parábola do bom samaritano, o bom leigo samaritano salva um sujeito roubado e espancado e o liberta da morte mesmo sem saber que ele era!

***

Aquelas bombas e drones e mísseis que matam milhões de inocentes são instrumentos de OPRESSÃO a serviço de alguma ideologia. A Bíblia, sobretudo os evangelhos e as epístolas são instrumentos de teologia da LIBERTAÇÃO.

Onde quer que alguém estiver sendo caluniado, espancado, oprimido, expulso de sua terra, porque alguém invadiu e roubou seu país ...

onde quer que alguém não sabe mais o que fazer para viver em paz, aí está a TL B a dizer que ensinar a teologia da libertação ou da salvação é doutrina de 3.800 anos.

***

Libertemo-nos e libertemos quem está sendo oprimido, salvemo-nos se e salvemos quem está sendo oprimido. Não oprima e não se deixe oprimir. Jesus ensinou a fazê-lo sem violência e sem ódio.

***

Você acha que isto é impossível? Que temos que andar armados e devolver olho por olho e dente por dente?

Vai achar essa postura nos salmos. Mas não vai achá-la nos evangelhos e nas epístolas. É isto que se chama NOVO TESTAMENTO.

Quem escolhe viver segundo o Velho Costume e não segundo o NOVO JEITO, não se proclame seguidor de Jesus. Simplesmente isso!

________________________________________________________________________________
                                                                                  Fonte: facebook.com/padrezezinho,sjc

Nenhum comentário:

Postar um comentário