Línguas ferinas
e venenosas!
Pe. Zezinho, scj |||||||||||||||||||||||||||||||
_____________________________
As leituras
deste domingo mostram um tipo de crime muito em voga na mídia atual: Jr 20,10-13;
Rm 5,12-15; Mt 10, 26-33
Quem precisa
mostrar os defeitos e as fraquezas dos outros em artigos, livros, na TV, na
Internet e no Rádio e em público deveria procurar um psicólogo. Algo está
errado, não com os outros, mas com ele ou ela. É um detrator e diminuidor dos
outros.
Precisa rebaixar
o outro para ele crescer, ou precisa rebaixar a outra igreja para que a sua
consiga mais adeptos.
Sempre houve detratores,
já no tempo de Moisés, Jeremias, Jesus e Paulo.
Mateus registra
esse grave desvio, ao lembrar que Jesus condenou veemente este comportamento em
Mt 7,1-6.
***
“Não julgueis os
outros, e Deus não vos julgará. Pois com o mesmo critério com que julgardes os
outros, sereis julgados. E a mesma medida que usardes para medir os outros será
aplicada também a vós.
Por que observar
o cisco que está no olho de teu irmão, se não enxergas a trave que está em teu
olho?
Como tens
coragem de dizer ao irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco de teu olho’, sendo que tens
uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e então
enxergarás bem para poder tirar o cisco do olho de teu irmão”. (Mt 7 1-5)
***
Tais sujeitos
diminuidores ou detratores dos outros raramente admitem que sua intenção é
mostrar a fraqueza do outros sem nenhuma necessidade. Fazem o contrário do que
João dizia sobre Jesus.
João dizia: QUE
ELE CRESÇA E EU DIMINUA. No caso dos mostradores das fraquezas dos outros a
ideia é detonar o outro: QUE EU CRESÇA E ELES DIMINUAM!
***
O fofoqueiro
sempre tem necessidade de jogar uma frase ou apelido maldoso sobre o outro,
enquanto pinta uma imagem sempre positiva de si mesmo!
Jesus foi claro:
“Por que
observar o cisco que está no olho de teu irmão, se não enxergas a graveto que
está em teu olho?”
***
Muitas amizades
acabaram por causa dessa mania de revelar o cisco no olho do outro.
Dificilmente esse sujeito aceita ajuda de um psicólogo. Na primeira consulta já
vai sair da sala revelando o defeito do psicólogo que o atendeu …
O apóstolo Tiago
fala dessas línguas de trapo:
“Assim também a
língua é um pequeno membro, mas pode gloriar-se de grandes coisas. Vede que
basta uma pequena chama para incendiar uma floresta imensa.
Mas a língua,
ninguém a pode domar: é uma praga sem descanso, cheia de veneno mortal. Com ela
bendizemos o Senhor e Pai e com ela maldizemos os homens, feitos à semelhança
de Deus. Da mesma boca saem a bênção e a maldição. Ora, isto não deve ser
assim, meus irmãos. (Tg 3,5-10)
Devemos corrigir
algo em alguém? Sim! Jesus fazia isso! Mas não com fofocas e sempre com
gentileza fraterna! Passar rasteira no sujeito do outro time é jogo sujo,
sobretudo quando o outro nem sequer estava na jogada! … …. ….

Nenhum comentário:
Postar um comentário