segunda-feira, 22 de junho de 2026

Reflexão com o padre Zezinho:

Línguas ferinas e venenosas!

Pe. Zezinho, scj |||||||||||||||||||||||||||||||

_____________________________

As leituras deste domingo mostram um tipo de crime muito em voga na mídia atual: Jr 20,10-13; Rm 5,12-15; Mt 10, 26-33

Quem precisa mostrar os defeitos e as fraquezas dos outros em artigos, livros, na TV, na Internet e no Rádio e em público deveria procurar um psicólogo. Algo está errado, não com os outros, mas com ele ou ela. É um detrator e diminuidor dos outros.

Precisa rebaixar o outro para ele crescer, ou precisa rebaixar a outra igreja para que a sua consiga mais adeptos.

Sempre houve detratores, já no tempo de Moisés, Jeremias, Jesus e Paulo.

Mateus registra esse grave desvio, ao lembrar que Jesus condenou veemente este comportamento em Mt 7,1-6.

***

“Não julgueis os outros, e Deus não vos julgará. Pois com o mesmo critério com que julgardes os outros, sereis julgados. E a mesma medida que usardes para medir os outros será aplicada também a vós.

Por que observar o cisco que está no olho de teu irmão, se não enxergas a trave que está em teu olho?

Como tens coragem de dizer ao irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco de teu olho’, sendo que tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e então enxergarás bem para poder tirar o cisco do olho de teu irmão”. (Mt 7 1-5)

***

Tais sujeitos diminuidores ou detratores dos outros raramente admitem que sua intenção é mostrar a fraqueza do outros sem nenhuma necessidade. Fazem o contrário do que João dizia sobre Jesus.

João dizia: QUE ELE CRESÇA E EU DIMINUA. No caso dos mostradores das fraquezas dos outros a ideia é detonar o outro: QUE EU CRESÇA E ELES DIMINUAM!

***

O fofoqueiro sempre tem necessidade de jogar uma frase ou apelido maldoso sobre o outro, enquanto pinta uma imagem sempre positiva de si mesmo!

Jesus foi claro:

“Por que observar o cisco que está no olho de teu irmão, se não enxergas a graveto que está em teu olho?”

***

Muitas amizades acabaram por causa dessa mania de revelar o cisco no olho do outro. Dificilmente esse sujeito aceita ajuda de um psicólogo. Na primeira consulta já vai sair da sala revelando o defeito do psicólogo que o atendeu …

O apóstolo Tiago fala dessas línguas de trapo:

“Assim também a língua é um pequeno membro, mas pode gloriar-se de grandes coisas. Vede que basta uma pequena chama para incendiar uma floresta imensa.

Mas a língua, ninguém a pode domar: é uma praga sem descanso, cheia de veneno mortal. Com ela bendizemos o Senhor e Pai e com ela maldizemos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca saem a bênção e a maldição. Ora, isto não deve ser assim, meus irmãos. (Tg 3,5-10)

Devemos corrigir algo em alguém? Sim! Jesus fazia isso! Mas não com fofocas e sempre com gentileza fraterna! Passar rasteira no sujeito do outro time é jogo sujo, sobretudo quando o outro nem sequer estava na jogada! … …. ….

________________________________________________________________________________
                                                                                  Fonte: facebook.com/padrezezinho,sjc

Nenhum comentário:

Postar um comentário