quarta-feira, 12 de março de 2025

Regional Sul 1 da CNBB lança

Guia de Implementação da Pastoral da Ecologia Integral

O Regional Sul 1 da CNBB tem sido protagonista no acolhimento de uma iniciativa essencial, que ganha ainda mais relevância este ano com o tema da Campanha da Fraternidade: a ação pastoral permanente voltada para uma Ecologia Integral.

Desde 2020, a Pastoral da Ecologia Integral vem se estruturando no estado de São Paulo com o apoio do Regional Sul 1 da CNBB, já alcançando mais da metade das arquidioceses e dioceses que o compõem.

Assista ao vídeo de dom Moacir Silva:

Com esse crescimento significativo, a pastoral realizou, em 2024, sua I Assembleia, com o objetivo de consolidar e estruturar melhor suas ações. Como fruto desse encontro, foi elaborado o Guia de Organização, um documento que apresenta sua missão, visão, princípios, bem como suas linhas e formas de atuação.

Escrito de forma coletiva por diversos agentes pastorais, por meio de ampla consulta e consenso, o texto, aclamado em assembleia, reflete um verdadeiro processo sinodal liderado especialmente pelos leigos.

O bispo referencial da Pastoral da Ecologia Integral, dom Eduardo Malaspina, destaca que  “este guia não é apenas um documento; é um convite à ação para que todas as (arqui)dioceses e paróquias do Regional Sul 1 possam integrar fé e ecologia de forma ativa e comprometida.”

 Assista ao vídeo de dom Eduardo Malaspina:

Lançamento durante a CF 2025

A divulgação do Guia será impulsionada pela Campanha da Fraternidade 2025, cujo tema é “Fraternidade e Ecologia Integral”. O documento se apresenta como uma ferramenta de engajamento e testemunho para os leigos católicos.

Para marcar o lançamento, está programada uma live de apresentação no dia 20 de março (quinta-feira), às 19ho0, no canal do YouTube do Regional Sul 1: @CNBBSUL1.

Onde acessar o Guia?

O documento está disponível no site do Regional Sul 1 da CNBB e no blog da Pastoral da Ecologia Integral.

____________________________________________________________________________________
                                                                                                                         Fonte: cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário