sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Sexta-feira no Vaticano

Papa recebe presidente do Peru: combater a pobreza

Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta sexta-feira (22/09), no Vaticano, o Presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski Godard, que sucessivamente encontrou-se com o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, e com o Subsecretário das Relações com os Estados, Mons. Antoine Camilleri.
Papa com o presidente e a primeira-dama do Peru
Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, a conversa realizou-se num clima cordial e foram evocadas as boas relações entre a Santa Sé e a República do Peru, que terão um momento significativo na viagem apostólica do Papa ao país de 18 a 21 de janeiro de 2018, com etapa em Lima, Puerto Maldonado e Trujillo. Em preparação a essa visita, no mês passado, o Papa saudou os peruanos numa vídeomensagem.
Durante os colóquios “foram tratados alguns temas de interesse comum, como educação dos jovens, o cuidado do ambiente, o desenvolvimento e a luta contra a pobreza. Nesse contexto, foi mencionada a contribuição que a Igreja oferece à sociedade peruana. 
Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, foram analisadas, durante o encontro, algumas situações regionais e internacionais. (MJ)
...........................................................................................................................................................
Assista:
......................................................................................................................................................
Papa alerta para intolerância e xenofobia na Europa

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco concluiu sua série de audiências esta sexta-feira (22/09) recebendo os responsáveis nacionais pelas migrações, que participam do encontro promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa.
A audiência foi a ocasião para o Pontífice reafirmar a missão da Igreja diante dos fluxos migratórios maciços: amar Jesus Cristo particularmente nos mais pobres e abandonados, e entre eles certamente estão os migrantes e refugiados.
Papa alerta para aumento da xenofobia na Europa 
“Não escondo a minha preocupação diante dos sinais de intolerância, discriminação e xenofobia que se verificam em várias regiões da Europa. Com frequência, esses sinais são motivados pela desconfiança e pelo temor em relação ao outro, ao diferente, ao estrangeiro. Preocupa-me ainda mais a triste constatação de que as nossas comunidades católicas na Europa não estão isentas dessas reações de defesa e rejeição, justificadas por um ‘dever moral’ de preservar a identidade cultural e religiosa originária.”
O Papa recordou que a Igreja se propagou em todos os continentes graças à “migração” de missionários, e que hoje percebe uma “profunda dificuldade” das Igrejas na Europa diante da chegada dos migrantes. Para Francisco, essa dificuldade espelha os limites dos processos de unificação europeia e da aplicação concreta da universalidade dos direitos humanos.
Do ponto de vista estritamente eclesiológico, a chegada de inúmeros irmãos oferece às Igrejas locais uma oportunidade a mais de realizar plenamente a própria catolicidade e uma nova fronteira missionária.
Além disso, o encontro com migrantes e refugiados de outras confissões e religiões é um “terreno fecundo para o desenvolvimento de um diálogo ecumênico e inter-religioso sincero e enriquecedor”.
Por fim, o Papa citou a sua Mensagem para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado do próximo ano, na qual indica a resposta pastoral aos desafios migratórios em quatro verbos: acolher, proteger, promover e integrar.  Na mesma Mensagem, também se enfatiza a importância dos Pactos Globais, que as nações do mundo se empenharam em redigir até o final de 2018, nos quais a Santa Sé está preparando uma contribuição especial. Francisco concluiu com uma exortação:
“Que a voz da Igreja seja sempre tempestiva e profética e, sobretudo, seja precedida por um trabalho coerente e inspirado nos princípios da doutrina cristã.”
.......................................................................................................................................................
Assista:
............................................................................................................................................................
Papa visita crianças com patologias neurológicas

Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco deixou o Vaticano, na tarde desta sexta-feira (22/09), para fazer uma visita surpresa à Fundação Santa Luzia, centro especializado em neuroreabilitação de pacientes com dificuldades motora e cognitiva, situado na via Ardeatina, muito conhecido em Roma. Nessa instituição são tratadas doenças provenientes do AVC (Acidente Vascular Cerebral), lesões medulares, Parkinson e esclerose múltipla.
O Santo Padre continua a experiência das “Sextas-feiras da Misericórdia” com gestos de proximidade e apoio aos carentes e menos afortunados, que caracterizaram o Jubileu da Misericórdia.
Papa visitando a Fundação Santa Luzia
Por volta das 16h locais, o Papa entrou no centro e foi acolhido com alegria pelas pessoas que, naquele momento, estavam no estacionamento da estrutura.
Logo depois, o Santo Padre foi saudado pela presidente da fundação, Doutora Maria Adriana Amadio, e pelo diretor-geral, Doutor Edoardo Alesse, e alguns funcionários que se uniram ao pequeno grupo em visita ao centro.
Particularmente emocionante foi a visita do Papa à seção de reabilitação de crianças que sofrem de doenças neurológicas. Francisco se deteve e brincou com elas. Depois, conversou e encorajou alguns pais que estavam assistindo a sessão de reabilitação motora de seus filhos, muitas vezes cansativa e dolorosa. O Santo Padre viu com atenção os exercícios que ajudam as crianças a adquirir ou recuperar a estabilidade motora.
A seguir, o Papa visitou a repartição onde estão internados os pacientes de 15 a 25 anos tetraplégicos e paraplégicos, alguns deles após acidentes de carro, e a academia onde os idosos fazem atividades de reabilitação motora.
Francisco incentivou todos a fazerem os exercícios físicos, sublinhou a importância de esperar no futuro e confiar na pesquisa científica que ajuda a fazer grandes progressos nesse campo.
Depois da visita à capelinha do centro de neuroreabilitação, o Papa Francisco retornou à Casa Santa Marta, no Vaticano. (MJ)
........................................................................................................................................................
A Semana de Francisco

.............................................................................................................................................
                                                                                           Fonte: radiovaticana.va   news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário