terça-feira, 15 de setembro de 2020

Vale recordar esta oportuna e rica reflexão:

Se o novo Coronavírus falasse…


“Lembra-te do teu fim e deixa de odiar” (Eclo 28,6). Na Roma Antiga, ao voltar vitorioso de uma batalha, o general comandante do exército era acolhido numa cerimônia pomposa na qual, depois de desfilar sobre uma biga, carro movido por tração animal, era condecorado com as mais altas honrarias. No entanto, fazia parte também do protocolo a presença de um escravo que acompanhava o cortejo, e que a cada distância predeterminada, subia na biga e soprava no ouvido do general: “Lembra-te que és mortal”. A sabedoria romana tinha clareza que esta verdade não poderia jamais sair da vista de qualquer ser humano, especialmente dos mais vitoriosos. Afinal, esquecê-la seria, com toda certeza, o início da derrota.
Sem falar ou emitir qualquer sinal de som audível, o invisível vírus da Covid-19 chegou gritando no ouvido da humanidade palavras semelhantes à do Livro de Eclesiástico ou do escravo romano: “Lembra-te do teu fim e deixa de odiar”. A pandemia é o susto que, se soubermos bem interpretar, talvez venha nos salvar de uma derrocada maior. Não está sendo nada fácil lidar com tantas perdas, cada vez mais próximas, e com tanto desmando, incompetência, egoísmo e maldade em tantos níveis diferentes.
Aprender as duras lições que o vírus vem trazer passa por uma disposição sincera de assumir mudanças profundas no ser, no ter, no consumir, no relacionar-se e no abraçar a fé. É hora de o ser humano deixar de se iludir e vencer os próprios delírios de onipotência que tanto mal têm feito às pessoas e ao planeta. Reencontrar um modo novo, mais simples, modesto e desarmado de viver é tarefa que se impõe. E, neste empenho, o perdão se faz ingrediente fundamental. Perdoar-se, perdoar e pedir perdão são atos de coragem que ajudam o ser humano a ser diferente, sempre para melhor.
                                                                                                                         Frei Gustavo Medella
_______________________________________________________________________________
FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.              
..................................................................................................................................................................
                                                                                                                          Fonte: franciscanos.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário