terça-feira, 1 de setembro de 2020

Para refletir

A importância da Igreja Católica para a humanidade



Muito já se falou sobre esse tema. Milhares de livros e tratados em todas as partes do mundo e em diferentes épocas discorreram sobre o papel fundamental da Igreja para a história humana. Nessa breve reflexão, queremos apenas recordar alguns pontos sobre o assunto.
A Igreja é uma instituição fundada por Jesus Cristo e constituída por homens e mulheres com suas virtudes e fraquezas. A Igreja somos todos nós que professamos nossa fé no Mestre de Nazaré e procuramos seguir os seus ensinamentos. Toda pessoa, seja ela católica ou não, crente ou agnóstica, que visitar com isenção a História da Igreja, não deixará de reconhecer o imenso bem que ela fez e faz a serviço da humanidade e, de modo especial, na atenção e cuidado com os mais pobres.
Em toda sua existência a Igreja Católica se fez presente onde o poder público nem sempre chega com políticas públicas que atendam àqueles que mais necessitam. Seja nos países mais pobres ou nos em desenvolvimento, sua ação promocional e caritativa é responsável pela preservação, defesa e promoção da vida em todas as suas etapas. Milhares de instituições sociais presentes no mundo todo foram criadas pelos seus membros, assistindo milhões de pessoas.
Em todas as áreas das atividades humanas a Igreja foi e continua sendo uma das instituições mais importantes, para não dizer a mais importante, na construção e transmissão do conhecimento em prol de toda humanidade. Em uma rápida busca pelas maiores e mais destacadas universidades do planeta constataremos que elas foram fundadas pela Igreja na Idade Média e muitas delas continuam beneficiando ainda hoje milhões de seres humanos.
A título de exemplo, vale citar que das mais de setenta universidades criadas à época, 47 o foram com o aval da Santa Sé.  Num período aproximado de 250 anos, foram fundadas centenas de universidades. Na França, Montepellier, Orleans, Toulouse, Anger Gray, Pont-à-Mousson, Lyon, Parmiers, Sorbonne e Cabors; na Itália: Bolonha, Salerno, Pádua, Nápoles e Palerno, na Inglaterra, Oxford, nascida das Abadias de Santa Frideswide e de Oxevey e Cambridge; Praga na Boêmia, Cracóvia, Viena, Heidelberg; na Espanha, Salamanca; em Portugal, Coimbra. Todas elas, centros de significativa vida intelectual, foram fundadas pela Igreja. Isso só na Idade Média, vale repetir.
E no correr do tempo, um enorme número de instituições de ensino marcou a vida de centenas de gerações. E hoje a Igreja continua presente com sua credibilidade no campo do conhecimento e da educação. São aproximadamente 120 universidades pontifícias no mundo, sendo 20 no Brasil, e outros tantos centros universitários, faculdades e institutos superiores, além de inúmeras escolas que atendem crianças e jovens, construindo valores humanos, éticos e cristãos.
Mas acima de tudo e em primeiro lugar, a maior contribuição da Igreja para a humanidade reside no testemunho dos ensinamentos de seu fundador Jesus Cristo, o Filho de Deus. Regada pelo sangue dos milhões de mártires de todas as épocas e fortalecida pela vida dos santos, reconhecidos e anônimos, a Igreja continua sua missão, ser instrumento da construção do Reino de Deus, que promove a Justiça, o Amor e a Paz a serviço de todos os habitantes da terra.
                                                                                                                  Luiz Gonzaga da Rosa


...........................................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário