A fé no Espírito
Santo seja mais forte do que o medo de errar
Com a 8°
Congregação Geral de sábado à tarde, 12 de outubro, concluiu-se a primeira das
três semanas do Sínodo especial para a Região Pan-amazônica. Estavam presentes
na Sala o Papa Francisco e 166 padres sinodais.
Vatican News –
Cidade do Vaticano - A centralidade de Cristo para a missão da Igreja na
Amazônia: este foi um dos temas enfrentados nesta oitava Congregação Geral com
a pergunta: quantas pessoas conhecem o Evangelho? De fato, deve ser central o
anúncio da Boa Nova e não somente na Amazônia, mas em todo o mundo. Jamais se
evangeliza sozinho. Por isso, foi auspiciada a criação de equipes adequadas
para responder aos múltiplos desafios pastorais e capazes de testemunhar a
alegria da evangelização.
Reflexão sobre o
celibato e sacerdócio
A proposta dos viri
probati foi retomada mais de uma vez. Em alguns pronunciamentos, foi
evidenciado que a falta de vocações não é um problema somente amazônico.
Portanto, por que fazer exceções exclusivamente para esta região? Sugeriu-se
dedicar à questão um sínodo específico. Foi observado que muitos cristãos
contam que foram acolhidos pelas culturas indígenas justamente em razão de seu
celibato. Além disso – assim foi dito –, o mundo atual vê no celibato religioso
o último baluarte a ser abatido sob a pressão de uma cultura hedonista e
laicista. Portanto, é preciso refletir atentamente sobre o valor do celibato.
Há quem definiu inevitável e desejável para a Amazônia a reflexão sobre novos
modelos de admissão ao sacerdócio. Se, com efeito, deve ser encorajado o envio
de sacerdotes de outras dioceses e regiões, deve ser promovida a proposta de
ordenar homens sábios e de comprovada fé religiosa. Esta hipótese não fere a
comunhão na Igreja nem desvaloriza o valor do celibato. Para alguns, esta
representa um passo decisivo para a obtenção de um ministério ordenado não de
visita, mas finalmente de presença. Não se trata somente de encontrar respostas
à falta de vocações, mas de expressar uma Igreja que tenha uma identidade
amazônica. Este sínodo, assim foi sugerido, deve colocar as bases para um passo
novo, porque a fé no Espírito Santo deve ser mais forte do que o medo de errar.
Mais mulher,
contra toda forma de clericalismo
O tema da mulher
na Igreja foi reproposto também na tarde de sábado com o pedido de maior
responsabilidade pastoral e participação feminina efetiva, também no
âmbito da decisão. Foi invocado um discernimento para a instrução do diaconato
feminino na região. A mulher hoje, com efeito, conquistou sempre mais espaço na
vida da comunidade não só como catequista ou mãe, mas também como possível
sujeito de novos ministérios. Além disso, a presença da mulher, no signo da
reconciliação e da aliança, coloca as bases para uma Igreja menos clerical.
Ainda hoje, o clericalismo na Igreja está presente e dificulta o serviço, a
fraternidade e a solidariedade.
À escuta do
Espírito Santo, conectados uns com os outros
Um Sínodo em
constante escuta do Espírito Santo. Foi sugerido que esta atitude guie e
inspire sempre a urgente conversão ecológica, necessária para combater a destruição
ambiental que ameaça o planeta. A Criação, com efeito, foi confiada ao nosso
cuidado e a Amazônia é o jardim mais belo e vital do planeta. Infelizmente,
corre-se o risco de transformar este “paraíso na terra” num “inferno”, que, por
causa dos incêndios, poderia nos privar do seu indispensável patrimônio.
Caminhar juntos quer dizer ouvir “a agonia da Mãe Terra” e se conscientizar da
“violência do extrativismo etnocida”. O apelo lançado pelas organizações
indígenas amazônicas é para inverter a rota e evitar cair num precipício. Todos
estamos conectados uns com os outros. O “bem viver” não quer dizer luxo e
bem-estar, mas estar ligado ao próximo, à terra. Deve ser rejeitada a
fragmentação da existência humana e condenada a disparidade das condições sociais.
A globalização, não obstante tenha provocado inegáveis benefícios à vida das
pessoas, abriu as portas para um capitalismo selvagem e para um materialismo
que aumentou o consumismo extremamente nocivo. No mundo desenvolvido, se
pretende pagar a baixo preço produtos que são realizados com o sangue das
populações indígenas. Eis então o apelo a um estilo de vida simples, a uma
conversão ecológica que abrace um comércio mais équo baseado na justiça e na
paz.
A face indígena
da vida religiosa
Pediu-se constante
atenção ao sofrimento do povo indígena, cuja existência na Amazônia é soberana.
Descobrir as sementes do verbo na cultura e na tradição da região quer dizer
reconhecer que Cristo já vive no povo a ser evangelizado. O Evangelho, de fato,
não é patrimônio exclusivo de uma cultura. Esta abordagem favorecerá a
existência de uma Igreja indígena e amazônica. Foi solicitada a instituição de
uma nova estrutura regional que se faça veículo das experiências positivas de
rede amadurecidas na fase pré-sinodal e das novidades inspiradas pelo Espírito
durante este Sínodo. Também foi evidenciado o exemplo precioso oferecido pela
vida consagrada que, na Amazônia, assume o rosto indígena. Religiosas e
religiosos lutam juntos pelos direitos dos povos e sentem o chamado a aprofundar
e conjugar sempre mais, através de uma formação contínua, a cultura indígena e
a espiritualidade cristã, promovendo uma ecologia integral que tutele o homem e
a natureza.
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Fonte: vaticannews.va
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