quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Comissão lança hotsite #Conectados no Sínodo

com informações, em tempo real



Para aqueles que desejam acompanhar de perto os debates e reflexões da 15ª Assembleia Geral Ordinária dos Bispos, cujo tema é “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, os Jovens Conectados e a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizam um “hotsite” especial.
Dom Vilson Basso
Um dos membros da delegação brasileira dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, informou que, todos os dias, uma equipe diretamente de Roma, postará notícias sobre o Sínodo dos Jovens que acontece de 3 a 28 de outubro.
Em tempo real – Pelo aplicativo Jovens Conectados, organizado pela Comissão para a Juventude da CNBB em parceria com os Jovens Conectados, também será possível acompanhar notícias do Sínodo em tempo real. O aplicativo pode ser baixado pelo Google Play.
Uma campanha de Oração “Eu rezo pelo Sínodo”, organizada pelos Jovens Conectados, está em curso nas redes sociais. Nela, cada jovem poderá sortear, no site, um bispo que participará do evento em Roma para quem deverá todos os dias fazer uma oração. A juventude também será será estimulada a gravar e a enviar vídeos formando uma corrente de oração pelo bom sucesso do evento. Por meio da hashtag #conectadosnosinodo, os jovens poderão compartilhar suas orações e mensagens.
Neste momento que os jovens estarão no centro das atenções da Igreja no mundo, dom Vilsom deixou registrado o que espera: “Estamos com muitas expectativas no coração da juventude no nosso país para que deste Sínodo saiam decisões para melhorar ainda mais a evangelização, o cuidado e a escuta de nossos jovens”.
O hotsite pode ser acessado no endereço:
.............................................................................................................................................................
CNBB escolhe música que será
hino da Campanha da Fraternidade 2019



O hino da Campanha da Fraternidade de 2019 já tem letra e música escolhidas. O Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu que a melodia enviada pelo padre verbita Cirineu Kuhn irá animar as comunidades de todo o Brasil.
A seleção levou em consideração fatores como caráter vibrante, vigoroso, “energizador” da música; melodia e ritmo fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembleia; força melódica e rítmica eficazes para a dinamização das potencialidades individuais e grupais.
Foi feita uma seleção prévia com peritos ligados ao Setor Música Litúrgica da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB. As propostas mais bem avaliadas foram apresentadas aos bispos reunidos na reunião do Consep, realizada nos dias 17 e 18 de setembro, na sede provisória da CNBB, em Brasília (DF).
Padre Cireneu, da Congregação do Verbo Divino
Cireneu Kuhn também foi premiado neste ano com o troféu Margarida de Prata dos Prêmios de Comunicação da CNBB, pela direção do filme “KIWXI – Memória, Martírio e Missão de Vicente Canãs”. Sobre a recepção da notícia de que teve sua música escolhida, padre Cireneu afirma que recebeu a notícia com “muita alegria, embora não tivesse esperando por isso”.
A CF 2019 tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27). A letra escolhida, também por concurso, é de João Edebrando Roath Machado.
E foi João Roath, amigo de padre Cireneu, quem o incentivou a participar do concurso. “E eu acabei atendendo o seu pedido na última semana que ainda restava para a inscrição. E posso dizer que talvez essa seja uma das músicas mais simples que eu tenha composto nos últimos anos”, conta. Foi exatamente a simplicidade da música que foi destacada pelo assessor da Música Litúrgica da CNBB, irmão Fernando Benedito Vieira, como elemento importante na seleção.
Conforme pedia no edital, o autor explica: “a música em si não passa do escopo de uma oitava de Dó a Dó. Não tem cromatismos, nem saltos harmônicos complexos”. Segundo Cireneu, os músicos poderão, facilmente, subir um tom, ou abaixar um ou dois tons, de acordo com a necessidade, para se adaptar ao timbre predominante da assembleia.
“Foi uma composição tipicamente daquelas que a gente faz de trás para frente, isto é, pensando primeiro no objetivo e em quem irá cantar. Então o objetivo é uma música litúrgica, é um hino de campanha da Fraternidade, tem que ter a sua alegria, o seu encanto, tem que ser intuitiva. E eu penso que, na simplicidade, eu acabei conseguindo isso. E é uma música que será cantada pelo povo, o povão de Deus. Então não pode ser música difícil, tem que ser música fácil de interpretação e que tenha seu apelo”.
Padre Cireneu agradeceu à equipe que trabalhou na seleção das músicas e também à CNBB pela oportunidade para que músicos partilhem os “talentos a serviço do povo de Deus”. Como curiosidade, disse que participou do concurso com o pseudônimo Cecília, uma vez que é uma das regras da seleção entregar o envelope com um nome fictício. “Talvez tenha dado sorte, pois Cecília é o nome da minha mãe, e Cecília é a padroeira dos músicos”, ressalta bem-humorado.
Confira a letra do hino da CF 2019
1. “Eis que o Senhor fez conhecer a salvação
     E revelou sua justiça às nações”.
    Que, neste tempo quaresmal, nossa oração.
    Transforme a vida, nossos atos e ações.

REF: Pelo direito e a Justiça libertados,
          Povos, nações de tantas raças e culturas.
          Por tua graça, ó Senhor, ressuscitados,
          Somos em Cristo, hoje, novas criaturas.

2. Foi no deserto que Jesus nos ensinou
    A superar toda ganância e tentação.
    Arrependei-vos, eis que o tempo já chegou. 
    Tempo de Paz, Justiça e reconciliação.

3. Em Jesus Cristo uma nova aliança
    Quis o Senhor com o seu povo instaurar.
    Um novo reino de justiça e esperança, 
    Fraternidade, onde todos têm lugar.

5. Ser um profeta na atual sociedade,
    Da ação política, com fé, participar
    É o dom de Deus que faz, do amor, fraternidade, 
    E bem comum faz bem de todos se tornar!
.............................................................................................................................................
                                                                                                              Fonte: cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário