O caminho é uma homenagem a Monsenhor Alderigi Torriani e quer propagar a devoção ao Servo de Deus, filho de Jacutinga.
Formada pelos municípios de Jacutinga, Andradas, Ouro Fino e Santa Rita de Caldas, foi fundada na manhã da última quarta-feira (15), a “Associação do Caminho de Monsenhor Alderigi Torriani”. O trajeto já está traçado, com total de 57 km, podendo ser percorrido em dois dias de caminhada passando pela zona rural dos quatro municípios. De acordo com o presidente da Associação, Odval Aparecido Bertolassi, a ideia surgiu de uma conversa com amigos sobre o turismo em Jacutinga, após ficarem sabendo do processo de beatificação do padre Alderigi, que também que nasceu em Jacutinga e teve toda sua vida sacerdotal em Santa Rita de Caldas.
“Ficamos sabendo ainda que alguns peregrinos já têm o hábito de fazê-lo uma vez ao ano, então por que não torná-lo conhecido de todos os amantes de caminhada, sejam peregrinos ou não, uma vez que o caminho é lindo, com uma natureza maravilhosa e que percorre os morros e vales do Sul de Minas”, explicou.
Segundo um dos membros da comissão responsável pela divulgação da causa de canonização do monsenhor Alderigi, padre Andrey Nicioli, toda peregrinação deve levar o fiel a um processo de conversão e encontro com Jesus Cristo.
“Toda peregrinação é um ato de fé. Colocar-se no caminho para melhor seguir a Cristo. Não pode ser apenas um lazer ou uma forma de passatempo. Olhando para essa iniciativa do caminho entre Jacutinga e Santa Rita de Caldas, vamos pedir a intercessão de um ser humano que passou a vida fazendo o bem. Monsenhor Alderigi está sim no processo de canonização, e queremos levar muitas pessoas, muitos peregrinos a se espelharem e praticarem as mesmas virtudes. E claro, que as pessoas também peçam a intercessão dele”, afirmou.
Quanto a estrutura de apoio aos peregrinos e caminhantes, Bertolassi afirma que já foram feitas visitas aos parceiros do caminho que receberão os turistas e visitantes, “tendo 100% de adesão, sendo eles: mercearias, mercados, pousadas, que ficam nos bairros ao longo do trajeto. Os bairros que receberão os peregrinos são: São Sebastião dos Robertos, Barra, Campestrinho, Pião, que contemplam os municípios de Jacutinga, Andradas, Ouro Fino e Santa Rita de Caldas”, finaliza.
O lançamento oficial vai ocorrer no dia 03 de outubro, com uma missa solene na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Jacutinga, tendo a caminhada inaugural no dia 05 de outubro. O intuito do projeto é de desenvolver o turismo religioso em Jacutinga e região.
Monsenhor Alderigi Torriani
Mons. Alderigi |
Em vida, Padre Alderigi já possuía uma difundida fama de santidade. Muitas são as pessoas que relatam ter recebido graças de Deus após terem pedido sua bênção e seus conselhos, tendo hoje um processo de beatificação em andamento no Vaticano.
A partir da abertura deste processo de canonização, Padre Alderigi é chamado Servo de Deus. Este título indica que um processo está sendo realizado para que a Igreja reconheça, oficialmente, que ele viveu, de modo heroico, as virtudes cristãs e seja apresentado como modelo de santidade a todos os católicos.
Diretoria eleita
- Diretor Presidente: Odval Aparecido Bertolassi - Jacutinga - Diretor Vice-Presidente: Paulo Henrique Fonseca Dias de Carvalho - Santa Rita de Caldas - Diretora Secretária: Selislei De Cássia Coról de Pontes - Andradas - Diretor Secretário Adjunto: Dorival Geraldo dos Santos Junior - Ouro Fino - Diretor Financeiro: Euclides do Nascimento - Jacutinga - Diretor Financeiro Adjunto: André Luís Lopes dos Santos - Jacutinga
Conselho Fiscal: Titular: Newton José De Carvalho - Jacutinga - Titular: Bruno De Paula Pereira - Andradas - Titular: Maria Inês De Lima E Silva - Santa Rita de Caldas - Suplente: José Peres Romero Filho - Ouro Fino - Suplente: Flávio Franco Silva - Santa Rita de Caldas - Suplente: Maria Romilda Gomes Rodrigues - Ouro Fino
Conselho Consultivo: Padre Rodrigo Carneiro Paiva Mendes
Associados fundadores: Geovana Maria Dos Santos - Santa Rita de Caldas - Igor De Alencar E Silva - Santa Rita de Caldas - Mário Batista Da Silva Filho - Bueno Brandão - Marcelo de Paula - Jacutinga - Kleber Fulgati Rezende - Jacutinga - Tarima del Bel Barbon Cancherini - Andradas - Carlos Eduardo dos Santos - Andradas - Oswaldo Francisco Bueno - Ouro Fino
.................................................................................................................................................
Fonte: arquidiocese-pa.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário