quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Arquidiocese de Pouso Alegre

Secretaria de Pastoral
disponibiliza subsídio para as formações


Como vem ocorrendo nos últimos anos, a Secretaria de Pastoral da Arquidiocese de Pouso Alegre disponibiliza às paróquias a partir desta semana o subsídio para formação paroquial do primeiro semestre de 2019. As reflexões são escritas pelos membros da Comissão de Formação Permanente da Arquidiocese. 
É uma proposta de encontros mensais com todas as lideranças paroquiais. A paróquia tem a liberdade de escolher o melhor dia e horário para realizar os encontros de formação.
"Sem formação permanente as prioridades assumidas na Nona Assembleia Arquidiocesana ficarão destruídas e até mesmo podem falecer. Por isso, a nossa insistência em propor alimento tão sagrado para a vida pastoral de nossa Igreja que é a formação. Portanto, entendemos que a formação é condição sem a qual o projeto da ação evangelizadora criará vida", explicou o coordenador de pastoral, padre Mauro Ricardo de Freitas. 
Capa do subsídio
Ainda segundo o coordenador, o material proposto não pode ser um limitador da criatividade paroquial. Porém, as paróquias devem se esforçar para aproveitá-lo da melhor maneira possível em comunhão com a Arquidiocese e seu plano de ação.
"Os quatro encontros devem ser realizados até o mês de julho. O primeiro encontro tem por tem a o evangelho de Lucas. A motivação deste encontro é auxiliar nos encontros de círculos bíblicos e também a liturgia no 'ano C', com os evangelhos dominicais. O segundo encontro será a oportunidade de avançar um pouco mais na prioridade, comunidade de fé a serviço das famílias. No terceiro encontro somos convidados a revisitar aspectos importantes da Doutrina Social da Igreja e impulsionar a prioridade, comunidade de fé a serviço da vida plena para todos. O quarto encontro, em comunhão com a caminhada rumo aos 120 anos da Arquidiocese, seremos convidados a mergulhar no chamado à santidade e vivência da caridade como a melhor forma de fazer pastoral", finalizou. 
As informações sobre os conteúdos e planejamento dos encontros de formação você encontra na secretaria de sua paróquia. 
..............................................................................................................................................................
Construção da "Casa do Clero" tem reinício nesta semana

Após um período para regularização do terreno junto à Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, a construção da Casa do Clero reiniciou nesta semana. A casa, que receberá o nome de "Residencial Monsenhor Júlio Perlatto", está sendo construída no terreno do Seminário Arquidiocesano, no bairro São Carlos em Pouso Alegre, e oferecerá sala de fisioterapia, enfermaria, Capela, quartos, área de convivência, área de serviço e sala de visitas. 
Obras em andamento
"A casa quer proporcionar aos presbíteros, diáconos transitórios e bispos idosos um local digno de residência, além de oferecer um espaço próprio de acolhida, com uma infraestrutura de apoio que favoreça a comunhão no presbitério da Arquidiocese de Pouso Alegre", afirmou um dos membros da comissão responsável pela obra, Cônego Simão Cirineo.
Como ajudar?
A participação da comunidade é essencial em todo esse processo. Os fundos para a construção serão arrecadados de diversas formas:
Vista de outro ângulo
- Doações diversas de padres registradas em testamento para esta finalidade;
- Contribuição individual de cada padre durante o período de construção;
- Contribuição de cada paróquia da Arquidiocese proveniente de arrecadações de festas ou eventos promovidos pela Paróquia para esta finalidade;
- Coleta solidária nas comunidades no primeiro domingo do mês de agosto;
- Mobilização setorial da Pastoral Presbiteral;
- Um carnê acolhendo contribuições mensais com sorteio de prêmios aos colaboradores;
- Doações espontâneas dos fiéis através de depósito bancário (Caixa Econômica Federal, agência 0147 - Conta Poupança: 59855-2; ou Banco Itaú, agência 3135 - Conta Corrente: 36310-3 - Arquidiocese de Pouso Alegre)
..................................................................................................................................................
                                                       Fonte: arquidiocesa-pa.org.br    Matéria: Pe. Andrey Nicioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário