pelos 14 anos à frente do Dicastério para a Vida Consagrada
O arcebispo de Porto Alegre (RS), presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), cardeal Jaime Spengler, agradeceu o cardeal João Braz de Avis pelos 14 anos como prefeito do Dicastério para os Institutos da Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica no Vaticano.
Dom João Braz Aviz |
O cardeal Aviz exerce o serviço desde 4 de janeiro de 2011, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI, tornando-se o quarto brasileiro a chefiar um departamento do Vaticano.
“Caríssimo dom João, caríssimo irmão no episcopado. Vi hoje a notícia da nomeação de uma prefeita e um pró-prefeito para o Dicastério para a Vida Consagrada. Em nome, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, eu gostaria de manifestar gratidão por sua dedicação e empenho, durante esses anos todos, à frente do Dicastério para a Vida Consagrada no mundo. Certamente, uma experiência de vida única poder acompanhar a vida consagrada em todos os continentes”, disse.
Recordando o que o Papa Francisco disse no Consistório no qual foi criado cardeal pedindo aos novos purpurados a deixarem que o título de ‘diácono’ se sobreponha ao de ‘eminência’, o presidente da CNBB reiterou o agradecimento pelo trabalho que dom Aviz desenvolveu à frente do Dicastério ao longo dos anos.
“Deus seja louvado por sua vida, pelo seu jeito simples de ser irmão e bispo. O senhor realmente, ao longo destes anos, se pôs a serviço da vida consagrada. Muito obrigado e que Deus lhe recompense por todo bem realizado”, reforçou.
Trajetória eclesial
O cardeal foi eleito, em 2007, como presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB. O cardeal também foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé e vice-presidente das Edições CNBB.
Em maio de 2010, Aviz esteve a frente da organização do XVI Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu em Brasília, ano do cinquentenário da capital federal.
Em 6 de janeiro de 2012, o Papa Bento XVI anunciou a sua criação como cardeal. No Primeiro Consistório Ordinário Público de 2012, realizado no dia 18 de fevereiro, recebeu o barrete cardinalício e o título de cardeal-diácono de Santa Helena fora da Porta Prenestina, na Basílica de São Pedro, pelas mãos do santo padre.
Em 2019, Aviz foi designado pelo Papa Francisco como presidente delegado do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica. Em 4 de março de 2022, durante Consistório para canonizações, realizou o optatio e passou para a ordem dos cardeais-presbíteros, mantendo sua diaconia pro hac vice.
Nenhum comentário:
Postar um comentário