26º Domingo do Tempo Comum
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1ª Leitura: Am 6,1a.4-7
Leitura da
Profecia de Amós:
Assim diz o
Senhor todo-poderoso: Ai dos que vivem despreocupadamente em Sião, os
que se sentem seguros nas alturas de Samaria! Os que dormem em camas de
marfim, deitam-se em almofadas, comendo cordeiros do rebanho e novilhos do seu
gado; os que cantam ao som das harpas, ou, como Davi, dedilham
instrumentos musicais; os que bebem vinho em taças, e se perfumam com os
mais finos unguentos e não se preocupam com a ruína de José.
Por isso, eles
irão agora para o desterro, na primeira fila, e o bando dos gozadores será
desfeito.
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Salmo: 112
- Bendize, minha
alma, e louva ao Senhor!
- Bendize, minha alma, e louva ao Senhor!
- O Senhor é
fiel para sempre,/ faz justiça aos que são oprimidos;/ ele dá alimento aos
famintos,/ é o Senhor quem liberta os cativos.
- O Senhor abre
os olhos aos cegos,/ o Senhor faz erguer-se o caído;/ o Senhor ama aquele que é
justo./ É o Senhor quem protege o estrangeiro.
- Ele ampara a
viúva e o órfão,/ mas confunde os caminhos dos maus./ O Senhor reinará para
sempre!/ Ó Sião, o teu Deus reinará/ para sempre e por todos os séculos!
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2ª Leitura: 1Tm 6,11-16
Leitura da
Primeira Carta de São Paulo a Timóteo:
Tu, que és um
homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o
amor, a firmeza, a mansidão. Combate o bom combate da fé, conquista a
vida eterna, para a qual foste chamado e pela qual fizeste tua nobre profissão
de fé diante de muitas testemunhas.
Diante de
Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que deu o bom
testemunho da verdade perante Pôncio Pilatos, eu te ordeno: guarda o teu
mandato íntegro e sem mancha até a manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus
Cristo.
Esta
manifestação será feita no tempo oportuno pelo bendito e único Soberano, o Rei
dos reis e Senhor dos senhores, o único que possui a imortalidade e que habita
numa luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder
eterno. Amém.
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Evangelho: Lc 16,19-31
Leitura do Evangelho de São Lucas
Naquele tempo,
Jesus disse aos fariseus: “Havia um homem rico, que se vestia com roupas
finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
Um pobre,
chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. Ele
queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso,
vinham os cachorros lamber suas feridas.
Quando o pobre
morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi
enterrado.
Na região dos
mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a
Abraão, com Lázaro ao seu lado.
Então gritou:
‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me
refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.
Mas Abraão
respondeu: ‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e
Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és
atormentado. E, além disso, há um grande abismo entre nós; por mais que
alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí
poderiam atravessar até nós’.
O rico
insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, porque eu
tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para
este lugar de tormento’.
Mas Abraão
respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’
O rico
insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão
se converter’.
Mas Abraão lhe
disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo
que alguém ressuscite dos mortos’”.
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Reflexão:
O amor de Cristo supera o egoísmo dos bens materiais
Traça o perfil do "homem de Deus": deve ser alguém que ama os irmãos, que é paciente, que é brando
A liturgia deste
domingo propõe-nos, de novo, a reflexão sobre a nossa relação com os bens deste
mundo... Convida-nos a vê-los, não como algo que nos pertence de forma
exclusiva, mas como dons que Deus colocou nas nossas mãos, para que os
administremos e partilhemos, com gratuidade e amor.
Celebrando o dia
do Senhor experimentamos a eficácia da graça transformadora do Cristo
Ressuscitado. No Brasil, por iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do
Brasil, celebramos o Dia Nacional da bíblia. Ao longo deste mês fomos motivados
a nos aproximar, de forma mais intensa, do estudo e da meditação da Palavra de
Deus. Agradeçamos ao Senhor os sinais de salvação, principalmente o que a
liturgia de hoje nos peça, que é romper com toda forma de egoísmo.
Dom Eurico dos Santos Veloso |
Na primeira
leitura (Cf. Am 6,1a.4-7), o profeta Amós denuncia violentamente uma classe
dirigente ociosa, que vive no luxo à custa da exploração dos pobres e que não
se preocupa minimamente com o sofrimento e a miséria dos humildes. O profeta
anuncia que Deus não vai pactuar com esta situação, pois este sistema de egoísmo
e injustiça não tem nada a ver com o projeto que Deus sonhou para os homens e
para o mundo.
O Evangelho (Cf.
Lc 16,19-21) apresenta-nos, através da parábola do rico e do pobre Lázaro, uma
catequese sobre a posse dos bens. Na perspectiva de Lucas, a riqueza é sempre
um pecado, pois supõe a apropriação, em benefício próprio, de dons de Deus que
se destinam a todos os homens. Por isso, o rico é condenado e Lázaro
recompensado. A parábola do pobre Lázaro nos oferece hoje uma difícil lição: a
de que nossas pobrezas – materiais e espirituais – não são a coisa mais
importante e podem até esconder dons mais preciosos, ao passo que a riqueza e o
bem-estar podem ser enganosos e nos fazer perder o essencial. É um paradoxo,
mas com frequência são os pobres e desvalidos que mais se esforçam para agradar
a Deus. Certamente Lázaro não foi para o céu apenas por ser pobre, mas ele
devia manifestar, em meio às suas adversidades, algumas daquelas virtudes
mencionadas na segunda leitura: piedade, fé, caridade, paciência, mansidão. O
amor transforma nossa pobreza e adversidade com e por Cristo, ao passo que a
falta de amor não é capaz de tornar boa sequer a mais farta das riquezas.
Riqueza e
pobreza não são bens absolutos – só o amor de Cristo é capaz de sê-lo e de
fazer de nossa riqueza e pobreza dons agradáveis a Deus.
A segunda
leitura (Cf. 1Tm 6,11-16) não apresenta uma relação direta com o tema deste
domingo. Traça o perfil do "homem de Deus": deve ser alguém que ama
os irmãos, que é paciente, que é brando, que é justo e que transmite fielmente
a proposta de Jesus. Poderíamos, também, acrescentar que é alguém que não vive
para si, mas que vive para partilhar tudo o que é e que tem com os irmãos?
A parábola
nos lembra que o Céu e o inferno começam no nosso dia a dia, o cotidiano. Não
nos faltam os fatos, acontecimentos, coisas em cada dia, que são objetos de
santificação. A fé descobre neles os sinais de Deus a respeito do sentido desta
vida. Nós não vivemos de milagres, mas do dia a dia. É nele que devemos
encontrar a vida de santificação. Muitos procuram sinais e milagres e dizem,
que se Deus se fizesse mais sensível, os desse um sinal, seriam mais
fervorosos. Isto é pura ilusão meu irmão, minha irmã. Quem não tem fé nos dons
cotidianos de Deus, encontrará razões falsas para não reconhecer os milagres
d’Ele. Abraão responde ao rico que quem não tem o hábito da fé viva, rejeitará
mesmo os sinais mais significativos. Na verdade, Lázaro, irmão de Marta e
Maria, e o próprio Jesus haviam de ressuscitar dentre os mortos e aparecer aos
judeus, mas nem assim estes se deixaram convencer.
Esta parábola
nos leva a concluir que quando eu e tu, deixarmos este mundo, receberemos uma
sentença. Veja que Lázaro foi levado ao “seio de Abraão” e o rico aos tormentos
do inferno. Isto pressupõe uma sentença de Deus logo após a minha e a tua
morte. E ela é definitiva, pois o mau não pode passar para o lugar do justo, e
nem vice-versa. Eu já fiz a minha opção: quero ir para o seio de Abraão! E tu
para onde queres ir?
A parábola traça
um contraste entre o rico que não confiava em Deus e o pobre que nele
depositava confiança. Os Judeus criam ser a riqueza um sinal das bênçãos de
Deus pelo fato de serem descendentes de Abraão, e a pobreza indício, do seu
desagrado para com os ímpios. O problema não estava no fato do homem ser rico,
mas sim por ser egoísta. A má administração dos bens concedidos por Deus havia
afastado os fariseus e os Judeus da verdadeira riqueza, que é a vida eterna,
esqueceram do segundo objetivo que se encerra na lei de Deus: “Amarás o teu
próximo como a ti mesmo” (Cf. Mt 22,39).
O amor de Cristo
supera o egoísmo de todos os bens materiais! Assim ensina a Sagrada Escritura,
hoje celebrada, porque a nossa fé é uma religião da Palavra de Deus, não de “de
uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo”(São Bernardo de
Claraval). Assim a Sagrada Escritura deve ser proclamada, escutada, lida,
acolhida e vivida como Palavra de Deus, no sulco da Tradição Apostólica de que
é inseparável, como ensinou o Papa Bento XVI, Verbum Domini, 7.
Dom Eurico dos Santos Veloso - Arcebispo Emérito de Juiz de Fora
....................................................................................................................................... Fonte: cnbbleste2.org.br Banner: cnbb.org.br Ilustração: franciscanos.org.br
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