quarta-feira, 10 de julho de 2019

Filho da Arquidiocese de Pouso Alegre

é nomeado bispo de Catanduva
A arquidiocese de Pouso Alegre saúda um de seus filhos, dom Valdir Mamede, nomeado nesta quarta-feira (10) pelo Papa Francisco como novo bispo da diocese de Catanduva. Nascido em Silvianópolis no dia 21 de julho 1961, ele exercia seu ministério episcopal como bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF). A diocese de Catanduva estava vacante desde outubro de 2018.
Seu lema episcopal é "Ut vitam habeant (Jo 10,10)". Ingressou na Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos), em Pouso Alegre, em 1979, onde emitiu seus primeiros votos em 1981. Realizou estudos de Filosofia no período de 1981 a 1983, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Estudou Teologia no período de 1984 a 1987 no Studium Theologicum de Curitiba. Licenciado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma, doutorou-se em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, no ano de 2002. Foi ordenado presbítero no dia 21 de maio de 1988, pelas mãos de Dom João Bosco Oliver de Faria, bispo auxiliar de Pouso Alegre. Ingressou no clero da Arquidiocese de Brasília em 2003 e foi nela incardinado no ano de 2006.
Foi nomeado bispo titular de Naísso e auxiliar de Brasília pelo Papa Bento XVI, no dia 6 de março de 2013. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 16 de março de 2013. 
.................................................................................................................................................
                                                                                                  Fonte: arquidiocese-pa.org.br

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou mensagem de congratulação a dom Valdir por ocasião de sua transferência.
Leia abaixo o texto na íntegra.
Saudação da CNBB a Dom Valdir Mamede
Brasília-DF, 10 de julho de 2019
Prezado Irmão, Dom Valdir Mamede,
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) congratula-se com o senhor pela nomeação como bispo Catanduva (SP), anunciada, hoje, quarta-feira, 10 de julho, papa Francisco.
Agradecemos o seu trabalho realizado como bispo auxiliar em Brasília (DF), nestes últimos seis anos. Desejamos que esse novo tempo de pastoreio seja fecundo e cheio de alegrias para o senhor, para o clero e as comunidades de sua nova Igreja Particular.
Saudamos sua nomeação trazendo palavras inspiradoras do papa Francisco na Oração Mariana do Angelus, neste domingo (7), sobre o Evangelho de São Lucas (Lc 10,1-12.17-20), que apresenta Jesus enviando seus 72 discípulos, além dos 12 apóstolos, para pregar a Boa Nova. “Esse pedido de Jesus é sempre válido. Sempre devemos rezar ao ‘dono da messe’, isto é, Deus Pai, para que mande operários para trabalhar no seu campo que é o mundo. E, cada um de nós, deve fazê-lo com o coração aberto, com uma atitude missionária; a nossa oração não deve se limitar somente ao que precisamos, às nossas necessidades: uma oração é realmente cristã se também tiver uma dimensão universal”.
Em Cristo,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo - Arcebispo de Belo Horizonte (MG) - Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler - Arcebispo de Porto Alegre (RS) - Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva - Bispo de Roraima (RR) - Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado - Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) - Secretário-geral da CNBB
.................................................................................................................................................
                                                                                                                   Fonte: cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário