domingo, 21 de abril de 2024

Papa Francisco na oração do Regina Coeli deste domingo:

para o Bom Pastor somos valiosos sempre, insubstituíveis

No Regina Coeli, o Papa explicou o que o Senhor quer nos dizer com a imagem do Bom Pastor: não só que Ele é a guia, o Chefe do rebanho, mas sobretudo que pensa em cada um de nós como no amor da sua vida. Pensemos nisto: eu para Cristo sou importante, insubstituível.

O Papa rezou o Regina Coeli com os fiéis reunidos na Praça São Pedro neste IV domingo da Páscoa, dedicado a Jesus Bom Pastor. Em sua alocução, Francisco se deteve numa frase repetida três vezes pelo Mestre: "O bom pastor dá a vida por suas ovelhas".

O Pontífice recordou que ser pastor, especialmente no tempo de Cristo, não era só uma profissão, mas significava compartilhar jornadas inteiras, e também noitadas, com as ovelhas, de viver em simbiose com elas. Com efeito, Jesus explica que não é um mercenário que não se importa com as ovelhas, mas Ele as conhece, chama por nome. E mais: Jesus não é só um bom pastor que compartilha a vida do rebanho, é o Bom Pastor que por nós sacrificou a vida e, ressuscitado, nos deu o seu Espírito.

“Eis o que quer nos dizer o Senhor com a imagem do Bom Pastor: não só que Ele é o guia, o Chefe do rebanho, mas sobretudo que pensa em cada um de nós, e nos pensa como o amor da sua vida. Pensemos nisto: eu para Cristo sou importante, Ele pensa em mim, sou insubstituível, valho o preço infinito da sua vida. E isso não é um modo de dizer: Ele deu realmente a vida por mim, morreu e ressuscitou por mim, por quê? Porque me ama e encontra em mim uma beleza que eu frequentemente não vejo.”

Quantas pessoas hoje se consideram inadequadas ou até mesmo erradas, prosseguiu o Pontífice. Ou se pensa que o nosso valor depende dos objetivos que conseguimos alcançar, do sucesso aos olhos do mundo, dos julgamentos dos outros: "Hoje, Jesus nos diz que nós para Ele valemos muito e sempre. E então, para reencontrar a nós mesmos, a primeira coisa a fazer é colocar-nos na sua presença, deixar-nos acolher e levantar pelos braços amorosos do nosso Bom Pastor".

Francisco então dirigiu algumas perguntas aos fiéis: "Consigo encontrar todos os dias um momento para abraçar a certeza que dá valor à minha vida? Consigo encontrar um momento de oração, de adoração, de louvor, para estar na presença de Cristo e deixar-me acariciar por Ele?". E concluiu:

"Irmão, irmã, se o fizer, redescobrirá o segredo da vida: lembrará que o Bom Pastor, Ele que deu a vida por você, por mim, por todos nós. E que, para Ele, somos todos importantes, cada um de nós, todos. Que Nossa Senhora nos ajude a encontrar em Jesus o essencial para viver."

_____________________________________________________________________________________

Assista:

_____________________________________________________________________________________

Paz e vocações:

a oração do Papa no Regina Coeli

Após a oração mariana, Francisco renovou seu apelo pelo fim da violência no Oriente Médio e recordou o Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Ao final da oração do Regina Coeli, o Papa afirmou que acompanha com preocupação e dor a situação no Oriente Médio:

"Renovo o apelo a não ceder à lógica da reivindicação e da guerra; prevaleçam ao invés os caminhos do diálogo e da diplomacia, que pode fazer muito. Rezo todos os dias pela paz na Palestina e em Israel e espero que esses dois povos possam em breve parar de sofrer. E não nos esqueçamos da martirizada Ucrânia, a martirizada Ucrânia, que sofre muito com a guerra."

O Pontífice pediu as orações dos fiéis pelo padre Matteo Pettinari, jovem missionário da Consolata na Costa do Marfim que morreu num acidente de carro. "Conhecido como o 'missionário incansável', deixou um grande testemunho de generoso serviço. Rezemos pela sua alma."

Originário da província de Ancona, 42 anos de idade, Padre Matteo estava em missão no país africano há 13 anos. Ele faleceu em 18 de abril em uma colisão entre seu carro e um ônibus. Seu trabalho missionário incluía a construção de uma igreja com a participação da população local. Também colaborou com o Vatican News no projeto de conscientização sobre a vacinação contra a Covid-19.

Oração pelas Vocações

Francisco recordou ainda a celebração neste IV Domingo da Páscoa do Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que este ano tem por tema "Chamados a semear a esperança e a construir a paz".

"É uma bela ocasião para redescobrir a Igreja como comunidade caracterizada por uma polifonia de carismas e de vocações a serviço do Evangelho. Neste contexto, dirijo de coração a minha saudação aos novos presbíteros da diocese de Roma, que foram ordenados ontem à tarde na Basílica de São Pedro. Rezemos por eles!"

Os onze novos sacerdotes têm várias proveniências e se formaram no Seminário Romano Maior, no Almo Colégio Caprânica e no Seminário Redemptoris Mater: um argentino, um chileno, dois romenos e sete italianos. O mais novo tem 26 anos e o mais velho, 45. 

A celebração eucarística foi presidida pelo card. Angelo de Donatis e marcou sua despedida como Vigário-Geral do Papa para a Diocese de Roma, já que ele foi nomeado pelo Pontífice como Penitenciário-Mor.

_____________________________________________________________________________________
                                                                                                                      Fonte: vaticannews.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário