Sugestões para encontrar-nos com Deus
José Antonio Pagola
Há pessoas que desejam sinceramente encontrar a Deus, mas não sabem que caminho seguir. Sem dúvida, cada um deve fazer seu percurso pessoal, e ninguém pode assinalar-nos de fora os passos concretos que devemos dar, mas há sugestões que podem ajudar a todos nós. Eis a seguir algumas.
Se buscas a Deus, antes de tudo deixa de temê-lo. Há pessoas que, quando ouvem falar de Deus, começam a pensar em suas misérias e pecados. Este tipo de medo de Deus está te afastando dele. Deus te conhece e te ama. Ele saberá encontrar o caminho para entrar em tua vida, por medíocre que sejas.
Não tenhas pressa. Atua com calma. Há pessoas que, durante uns dias, fazem muitas coisas: rezam, leem livros, buscam métodos para fazer oração. Mas aos poucos abandonam tudo e voltam à sua vida de sempre. Tu deves caminhar devagar. Descobre humildemente tua pobreza e necessidade de Deus. Ele não está no final de não sei que esforços. Já está junto de ti, desejando fazer-te viver.
Desce ao teu coração e chega até as raízes mais secretas de tua vida. Tira as máscaras. Como vais caminhar disfarçado ao encontro com Deus? Não tens necessidade de ocultar tuas feridas nem tua desordem. Pergunta-te sinceramente: O que ando buscando na vida? Por que não há paz em meu coração? O que preciso para viver com mais alegria? Por aí encontrarás um caminho para chegar a Deus.
Aprende a rezar. Pode fazer-te bem buscar um lugar tranquilo e reservar um tempo apropriado. No começo não saberás o que fazer, e podes sentir-te até incômodo. Faz tanto tempo que não paraste diante de Deus. Busca na Bíblia o livro dos Salmos e começa a recitar bem devagar algum deles. Para só naquelas frases que te dizem algo. Sem tardar descobrirás que os salmos refletem teus sofrimentos e tuas alegrias, teus anseios e tua busca de Deus. Quando tiveres aprendido a saboreá-los, já não os deixarás.
Toma o Evangelho em tuas mãos. Não é um livro a mais. Nele encontrarás Jesus. Ele é o verdadeiro caminho que te levará a Deus. Toma tempo para lê-lo e saboreá-lo. Costuma-se dizer que o Evangelho é uma “regra de vida”. É verdade. Mas antes de tudo é uma “Boa Notícia”. Medita as palavras de Jesus e seus gestos. Sentirás que algo começa a mover-se em teu coração. Jesus te irá sanando. Ele te ensinará a viver.
Se és constante e segues alimentando tua vida nesses evangelhos que te conduzem a Jesus, um dia descobrirás quanta verdade encerram suas palavras. “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não passará fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede”.
______________________________________________________________________
JOSÉ ANTONIO PAGOLA cursou Teologia e Ciências Bíblicas na Pontifícia Universidade Gregoriana, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém. É autor de diversas obras de teologia, pastoral e cristologia. Atualmente é diretor do Instituto de Teologia e Pastoral de São Sebastião. Este comentário é do livro “O Caminho Aberto por Jesus”, da Editora Vozes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário