sábado, 9 de dezembro de 2023

Para refletir:

Como abrir caminhos para Deus em nossa vida?

José Antonio Pagola

São numerosas as pessoas que já não conseguem crer em Deus. Não é que o rejeitem. É que não sabem que caminho seguir para encontrar-se com ele. E, no entanto, Deus não está longe. Oculto no próprio interior da vida, Deus segue nossos passos, muitas vezes errados ou desesperados, com amor respeitoso e discreto. Como perceber sua presença? Marcos nos recorda o grito do profeta em pleno deserto: “Preparai o caminho para o Senhor, aplainai suas veredas”. Onde e como abrir caminhos para Deus em nossa vida? Não devemos pensar em vias esplêndidas, amplas e desimpedidas, por onde chegue um Deus espetacular. O teólogo catalão J.M. Rovira nos lembrou que Deus se aproxima de nós buscando a fresta que o homem mantém aberta ao verdadeiro, ao bom, ao belo, ao humano. É a estes resquícios da vida que devemos prestar atenção para abrir caminhos para Deus.

Para alguns, a vida transformou-se num labirinto. Ocupados em mil coisas, movem-se e agitam-se sem cessar, mas não sabem de onde vêm nem para onde vão. Abre-se neles uma fresta para Deus quando se detêm para encontrar-se com o melhor de si mesmos.

Há os que vivem uma vida sem sentido, chata e insignificante, na qual a única coisa importante é estar entretido. Estes só poderão vislumbrar Deus se começarem a prestar atenção ao mistério que pulsa no fundo da vida.

Outros vivem submersos na “espuma das aparências”. Só se preocupam com sua imagem, com o aparente e externo. Encontrar-se-ão mais perto de Deus se buscarem com simplicidade a verdade. Os que vivem fragmentados em mil pedaços pelo ruído, pela retórica, pelas ambições ou pela pressa darão passos em direção a Deus se se esforçarem por encontrar um fio condutor que humanize sua vida.

Muitos irão se encontrando com Deus se souberem passar de uma atitude defensiva diante dele a uma postura de acolhida, do tom arrogante à oração humilde, do medo ao amor, da autocondenação à acolhida de seu perdão. E todos nós daremos mais lugar a Deus em nossa vida se o buscarmos com coração simples.

_______________________________________________________________________________

JOSÉ ANTONIO PAGOLA cursou Teologia e Ciências Bíblicas na Pontifícia Universidade Gregoriana, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém. É autor de diversas obras de teologia, pastoral e cristologia. Atualmente é diretor do Instituto de Teologia e Pastoral de São Sebastião. Este comentário é do livro “O Caminho Aberto por Jesus”, da Editora Vozes.

____________________________________________________________________________________
                                                       Fonte: franciscanos.org.br        Banner: Frei Fábio M. Vasconcelos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário