discernir "em sinodalidade com todo o povo santo de Deus"
A mensagem do Santo Padre está em sintonia com o tema da 39ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe, que tem como lema: "Colegialidade, eclesialidade e sinodalidade para a missão".
Padre Modino - CELAM
O Papa Francisco, por intermédio do cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado Vaticano, enviou uma mensagem a dom Miguel Cabrejos, arcebispo de Trujillo (Peru) e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), por ocasião da 39ª Assembleia Geral Ordinária do Celam, que se realiza em Porto Rico de 16 a 19 de maio.
Frutos abundantes para a Assembleia do Celam
Segundo a carta, "o Santo Padre agradece a mensagem que os bispos membros da presidência do Celam enviaram por ocasião da 39ª Assembleia Ordinária, e com a qual expressam o seu afeto fraterno, assegurando-lhe a sua recordação nas suas orações".
Por intercessão da Santíssima Virgem Maria, "Vossa Santidade pede ao Senhor", diz a mensagem, "que esta Assembleia dê abundantes frutos à Igreja peregrina na América Latina e no Caribe, para que esteja sempre pronta a servir, especialmente os pobres e os marginalizados, discernindo as inspirações do Espírito Santo, em sinodalidade com todo o povo santo de Deus".
No final da mensagem, o Papa Francisco concedeu a sua Bênção Apostólica aos participantes da 39ª Assembleia Geral Ordinária do Celam, "que de bom grado estende a todos os que foram confiados ao seu cuidado pastoral".
Uma mensagem em sintonia com o caminho do Celam
A mensagem pontifícia está em sintonia com o tema da 39ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe, que tem como lema: "Colegialidade, eclesialidade e sinodalidade para a missão". Também com o caminho promovido pelo Celam nos últimos anos, já que a Igreja da América Latina e do Caribepode ser considerada como uma das grandes promotoras da sinodalidade com todo o povo santo de Deus a que se refere o Papa Francisco.
Podemos dizer que a breve mensagem é, sem dúvida, um estímulo para a Igreja do continente neste momento em que serão marcadas as linhas a serem seguidas nos próximos anos, buscando fortalecer o processo de renovação e reestruturação do Celam iniciado na 37ª Assembleia Geral Ordinária realizada em Honduras em 2019.
Da mesma forma, o processo que está sendo vivido em relação ao Sínodo 2021-2024, do qual muitos veem um preâmbulo em um dos momentos mais marcantes da vida do Celam nos últimos anos, como foi a Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, realizada no México em novembro de 2021, e considerada um exercício prático de sinodalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário