sábado, 1 de outubro de 2022

Reflita com dom Paulo Francisco:

Votar conscientemente

... “imagem e semelhança de Deus” (Gn 1,26)

Como cristãos, somos chamados a contribuir para a edificação de um mundo, nação e sociedade melhores, em acordo com a nossa dignidade de pessoas humanas, feitas à “imagem e semelhança de Deus” (Gn 1,26).

Dom Paulo Francisco 

Desta honrosa condição de criaturas livres, dotadas de inteligência, vontade e, assim, capacitadas ao amor, brotam uma série de direitos que nos são inerentes, cabendo às autoridades constituídas o seu reconhecimento e a sua defesa, para o bem e o progresso de nosso amado Brasil.

Peço licença para apresentar-lhes algumas balizas a nos orientar na difícil e necessária tarefa de escolher nossos candidatos, nossos futuros governantes.

Caberá às autoridades e aos vários poderes construir pontes para favorecer o bem comum, respeitando nossa natureza de pessoas: seres livres, buscadores da verdade, na adesão ao bem e na vida processada sob o dinamismo do amor.

Eis alguns de nossos mais importantes direitos a serem apresentados pelas nossas leis e executados pelos nossos governantes, sempre sob o atento olhar do poder judiciário.

Direito:

• à vida e tudo que a favorece (água de boa qualidade, digna habitação, meio ambiente saudável, alimentação condigna, assistência médica, justo descanso, segurança na velhice e na doença);

• à que a vida humana seja preservada desde o seu primeiro instante, no seu declínio e término natural;

• à integridade pessoal, criminalizando a violência, especialmente contra pessoas vulneráveis, a tortura, à mutilação física ou psíquica;

• a não ser condenado por um julgamento imparcial;

• à intimidade da vida privada;

• à liberdade: religiosa, de imprensa, de expressão e política;

• à informação verídica;

• ao trabalho e a uma justa remuneração;

• à uma educação de qualidade;

• à propriedade privada do fruto do seu trabalho.

Estes são elementos a serem considerados ao digitarmos os números de nossos candidatos. Sejam eles cândidos e competentes.

Que as luzes do Divino, luzes do mais infinito e mais puro amor, nos iluminem e amainem nossos ânimos para que essas eleições decorram na paz e na harmonia.

A todos, uma boa votação!


Dom Paulo Francisco Machado - Bispo da Diocese de Uberlândia - MG
..............................................................................................................................................................
                                                                                                                    Fonte: cnbbleste2.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário