quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Dom Majella

envia carta aos fiéis sobre visita ad Limina Apostolorum

No dia 4 de outubro, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., enviou carta aos fiéis da arquidiocese sobre a Visita ad Limina Apostolorum.

Segundo o Código de Direito Canônico (cân. 399 § 1), a cada 5 anos, o bispo diocesano deve visitar o papa e lhe entregar um relatório dom Majella e demais 31 (arce)bispos dos Regionais Leste 2 e 3 da Confeda diocese. De 17 a 26 de outubro, rência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que correspondem aos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, farão a Visita Ad Limina Apostolorum.

Saiba mais sobre a Visita “Ad Limina”.

Durante a visita, Dom Majella irá peregrinar às basílicas de São Pedro, São Paulo Fora dos Muros, Santa Maria Maior e São João de Latrão. Na ocasião, irá visitar os túmulos de São Pedro e São Paulo. No dia 20 de outubro, o arcebispo de Pouso Alegre irá se encontrar com o papa Francisco para apresentar um relatório das atividades da arquidiocese. Além disso, dom Majella irá visitar os departamentos da Cúria Romana, dicastérios e secretarias, e compartilhar as ações sinodais, plano pastoral e serviços realizados pela Igreja Particular de Pouso Alegre.



Arte para divulgação da Visita Ad Limina Apostolorum.
Fonte: Assessoria de Comunicação CNBB/Leste 2 e 3.

Para dom Majella, a Visita “Ad Limina” será um momento de intensa oração pela arquidiocese. Ele irá acolher também as orientações do papa Francisco e renovar a fidelidade à Sé de Pedro e a solidariedade às Igrejas do mundo inteiro. O arcebispo pedirá as bênçãos do Santo Padre para as famílias e fiéis da arquidiocese e o 1º Sínodo.

Muito mais do que um evento protocolar, para dom Majella, a visita será uma oportunidade para oferecer ao papa e aos dicastérios da Santa Sé um informe amplo, preciso e claro da arquidiocese. Segundo ele, a visita é expressão de íntima comunhão entre a Igreja Particular de Pouso Alegre e a Igreja Universal.

Dom Majella pede aos fiéis, religiosos e membros do Clero que rezem pelo papa Francisco e pelo bom êxito da visita. Além disso, pede que sejam feitas catequeses nas comunidades sobre a Visita “Ad Limina”, o primado de Pedro, a unidade da Igreja, a missão dos bispos e o 1º Sínodo arquidiocesano nos dias 17 a 26 outubro.

“Diletos arquidiocesanos, convido a todos a acompanhar-nos espiritualmente nesta peregrinação apostólica. O bispo é quem realiza a visita “Ad Limina”, mas nele está também representada toda a arquidiocese. Por esse motivo se fazem orações e se recomenda a visita como tal, porque é toda a arquidiocese que vai comigo e a toda ela se refere a mensagem que receberei do papa”, escreveu dom Majella.

Leia na íntegra a carta de dom Majella.

Os (arce)bispos dos regionais Leste 2 e 3 da CNBB lançaram oração oficial da Visita “Ad Limina” e enviaram carta às arquidioceses e dioceses dos regionais. Leia a oração na íntegra.

ORAÇÃO PARA A VISITA AD LIMINA APOSTOLORUM

Senhor Jesus Cristo, Bom Pastor e porta de acesso à ternura do Pai, dai-nos Vosso Espírito Santo e conduzi-nos nesta travessia exigente da história humana. Abençoai nossos bispos e acolhei os anseios do vosso povo. Unidos a eles, nesta visita ao Papa Francisco, renovamos nosso compromisso de sermos uma Igreja missionária, servidora dos pobres e sofredores. Que em nossa caminhada, não nos falte a proteção da Virgem Maria, Mãe de Misericórdia e Estrela da Evangelização. Amém!

Leia e faça download dos materiais oficiais da Visita Ad Limina.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagem: Arquivo/Pastoral da Comunicação/Arquidiocese de Pouso Alegre

A imagem destacada da notícia traz dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., recebendo o palio do papa Francisco, na basílica São Pedro, Vaticano, no dia 29 de julho de 2014. Essa insígnia episcopal é o sinal da missão do arcebispo.

.................................................................................................................................................                                                                                                           Fonte: arquidiocesepa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário