Extra omnes.
Todos para fora.
Extra omnes.
Essa regra interrompe esse tempo suspenso entre o agora e o não ainda, no qual
até mesmo os cardeais (o povo de Deus que espera seu pastor, sabe disso,
acredita nisso, pede isso) são chamados a entrar no mistério; e a deixar não
apenas todos, mas tudo fora da Capela Sistina.
Paolo Ruffini
Ocorre que, neste tempo suspenso, todos no mundo estão se perguntando quem será o 267º bispo de Roma. Todos envolvidos, mesmo que fisicamente excluídos do local onde os sucessores dos apóstolos que se tornaram cardeais, reunidos e protegidos no segredo de uma Capela, escolherão o servo dos servos de Deus chamado a guiar a Igreja.
Servo. Servo de
um único Povo do qual Pedro fazia e continuará a fazer parte, mesmo depois de
ter sido chamado para guiá-lo.
Servo. E aqui
está o mistério. Como um servo pode ser o líder de um povo? De uma igreja?
Uma pergunta à
qual Jesus respondeu com palavras que ainda hoje nos esforçamos para entender:
"Vocês sabem que os que são considerados líderes das nações as dominam, e
os seus grandes exercem poder sobre elas. Mas entre vocês não seja assim;
antes, aquele que quiser ser grande entre vocês será o seu servo, e aquele que
quiser ser o primeiro entre vocês será o servo de todos. Porque o Filho do
Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de
muitos" (Mc 10,42-45).
Servir, então. É
para isso que os sucessores de Pedro são chamados a fim de guiar a Igreja. E
esse paradoxo desorienta. Ele confunde tanto a mídia quanto os muitos centros
de poder, grandes e pequenos, do mundo, enquanto se debruçam sobre a identidade
e o nome que será adotado pelo escolhido, e talvez até tentem influenciar a
decisão, elaborando cenários e interpretações que parecem estar escritos na
areia.
Extra omnes.
Essa regra interrompe esse tempo suspenso entre o agora e o não ainda, no qual
até mesmo os cardeais (o povo de Deus que espera seu pastor, sabe disso,
acredita nisso, pede isso) são chamados a entrar no mistério; e a deixar não
apenas todos, mas tudo fora da Capela Sistina: portanto, eles mesmos, seus
pensamentos, seus raciocínios; e a se esvaziarem totalmente para deixar espaço
apenas para o Espírito, para uma dinâmica que os transcende e para o mistério
de Pedro.
Mas Pedro é
isso. Um mistério que nos confia uma certeza.
Pedro é o
pescador a quem Jesus prometeu que o mal não venceria: "Tu és Pedro, e
sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não
prevalecerão contra ela" (Mt, 16-18).
Ele é o Apóstolo
para quem - ao confiar-lhe a Igreja - o Filho de Deus rezou com uma
recomendação especial ao Pai. Para que o apoiasse ao carregar em seus ombros um
fardo que, de outra forma, seria grande demais.
Pedro é um homem
sustentado por essa oração que se estendeu ao longo do tempo e da história
sobre seus sucessores até chegar a nós, hoje. Uma oração concreta, especial de
fato: para que a fé nunca falhasse diante das provações que ele teria de
enfrentar, tão diferentes e tão semelhantes às de nosso próprio tempo,
secularizado, dividido, polarizado, confuso, malvado; cheio de desejo de
comando e pobre em amor, incapaz de compreender o valor do serviço e do bem
comum, inchado de frágeis certezas e falsas verdades, embebido mais de rancor
do que de misericórdia, tantas vezes desejoso mais de vingança do que de
perdão: "Simão, Simão, eis que Satanás vos procurou para vos peneirar como
trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, uma vez
convertido, confirma teus irmãos" (Lc 22,31-32).
Pedro é um
mistério de misericórdia e amor, de comunhão e escuta.
Um pescador que
comete um erro em seus cálculos; que fica perturbado durante toda a noite no
mar sem pegar um único peixe; que então lança suas redes do outro lado, apenas
com a palavra de um estranho. E que finalmente entende que lhe fala é o seu
Mestre.
Pedro é um
pecador perdoado: ele é o escolhido que, antes de se alegrar, chorou
amargamente depois de trair. Como Judas. Mas ele chora. Ele chorou.
Em suas lágrimas
está todo o seu mistério. E ali está o mistério da Igreja. Essas lágrimas
talvez sejam as chaves do Reino. São as chaves de Pedro e de seu mistério: uma
fragilidade poderosa, precisamente porque ele não brilha com luz própria. Uma rocha,
mesmo que ele não fosse. Que, por isso mesmo, nos confirma a todos na fé.
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